Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Economia

Milionários e bilionários pedem mais impostos para seus governos em carta aberta

Documento foi entregue para líderes mundias no Fórum Econômico Mundial, em Davos

Eduardo Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/01/2023, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa. Crédito: Christopher Furlong / Getty - Christopher Furlong / Getty
Imagem ilustrativa. Crédito: Christopher Furlong / Getty - Christopher Furlong / Getty

“Agora é o momento de tributar os ultrarricos”, escreveram cerca de 200 milionários e bilionários numa carta aberta aos seus governos, coincidindo com a realização do encontro do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, nesta quarta-feira (18). Entre os signatários da carta estão Abigail Disney, herdeira do império de entretenimento de mesmo nome, e Mark Ruffalo, ator de filmes como “Os Vingadores”.

A carta trata do aumento da desigualdade de renda, especialmente no período da pandemia onde, de acordo com o documento, os 10 homens mais ricos do mundo duplicaram sua riqueza enquanto 99% da população mundial viu sua renda cair.

A iniciativa que começa com a carta aberta se chama “O Custo da Extrema Riqueza”, e conta com fotos de Biden e Lulaem seu site. Nenhum brasileiro assinou o documento por enquanto. As informações são da Coluna de Jamil Chade, no UOL. 

Desigualdade e crise

Os organizadores da carta, com o auxílio de organizações como o grupo apartidário Patriotas Milionários (“Patriotic Millionaires”, em inglês), relacionam o aumento da desigualdade a outros problemas contemporâneos, como a crise climática e o aumento do que a carta chama de “nacionalismo antidemocrático”.

Na mesma semana, a ONG Oxfam, que trabalha com a busca de soluções para os problemas da pobreza e da desigualdade, publicou um relatório revelando que um aumento de 5% nos impostos dos mais ricos poderia gerar US$ 1,7 trilhão por ano, o suficiente para tirar 2 bilhões de pessoas da pobreza.

Tanto a carta aberta quanto o relatório da Oxfam tem o objetivo de influenciar as discussões da reunião do Fórum Econômico Mundial de Davos. Na conferência estão o ministro da Fazenda Fernando Haddad e a ministra do Meio Ambiente Marina Silva.

Confira a carta completa abaixo!

"Vivemos em uma era de extremos. O aumento da pobreza e o aumento da desigualdade de riqueza; o aumento do nacionalismo antidemocrático; o clima extremo e o declínio ecológico; as profundas vulnerabilidades em nossos sistemas sociais compartilhados; e a oportunidade cada vez menor para bilhões de pessoas comuns de ganharem um salário que lhes permita viver.

Os extremos são insustentáveis, frequentemente perigosos, e raramente tolerados por muito tempo. Então, por que, nesta era de múltiplas crises, vocês continuam a tolerar a extrema riqueza?

A história das últimas cinco décadas é uma história de riqueza que não flui a não ser para cima. Nos últimos anos, esta tendência tem se acelerado muito. Nos dois primeiros anos da pandemia, os 10 homens mais ricos do mundo duplicaram sua riqueza, enquanto 99% das pessoas viram sua renda cair. Bilionários e milionários viram sua riqueza crescer em trilhões de dólares, enquanto o custo de simplesmente viver está agora paralisando as famílias comuns em todo o mundo.

A solução é clara para todos verem. Vocês, nossos representantes globais, têm que nos tributar, os ultrarricos, e têm que começar agora.

A atual falta de ação é gravemente preocupante. Uma reunião da "elite global" em Davos para discutir "Cooperação em um mundo fragmentado" é inútil se você não estiver desafiando a causa raiz da divisão. Defender a democracia e construir cooperação requer ação para construir economias mais justas agora mesmo - não é um problema que possa ser deixado para nossos filhos resolverem.

Agora é o momento de enfrentar a riqueza extrema; agora é o momento de tributar os ultrarricos.

Só há tanto estresse que qualquer sociedade pode suportar, só que muitas vezes mães e pais verão seus filhos passar fome enquanto os ultrarricos contemplam sua crescente riqueza. O custo da ação é muito mais barato do que o custo da inação - é hora de continuar com o trabalho.

Implemente os ultrarricos e faça-o agora. É uma economia simples, de senso comum. É um investimento em nosso bem comum e um futuro melhor que todos nós merecemos, e como milionários queremos fazer esse investimento.

O que - ou quem - está impedindo vocês?".