Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Alemanha nazista

Muito antes de Hitler: Conheça Hermann Ahlwardt, político antissemita alemão

Hermann foi um símbolo das tendências negativas de seu tempo, marcadas pelo ódio crescente aos judeus

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 26/03/2021, às 08h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração representando Hermann Ahlwardt - Wikimedia Commons
Ilustração representando Hermann Ahlwardt - Wikimedia Commons

Uma ideologia como a nazista, que foi tão forte e disseminada, tendo a certo ponto dominado boa parte da Alemanha, não teria como ter surgido de repente. Em vez disso, os pilares que permitiram seu surgimento já estavam sendo lentamente construídos através das décadas - um deles, por exemplo, foi o antissemitismo

Muito antes de Hitler, já havia um outro político que nutria ódio em relação à comunidade judaica: Era Hermann Ahlwardt, que viveu entre 1846 e 1914. Ele espalhou mentiras deslavadas sobre os judeus, forjando uma narrativa de que a crise econômica vivida pelo país era culpa deles. 

Ele chegou inclusive a escrever livros em que expunha suas invenções. No primeiro deles, chamado “A Última Resistência dos Povos Arianos contra o Judaísmo”, revelou o que se configuraria como um planejamento global dos judeus para controlar as rédeas do mundo. A informação foi documentada pelo site Encyclopedia. 

Já no “O juramento de um judeu”, Hermann relatou uma série de calúnias referentes a um banqueiro chamado Gerson von Bleichröder, que segundo ele havia “comprado” o governo. Suas teorias conspiratórias vendidas como verdade acabaram rendendo quatro meses na cadeia. 

Infelizmente, seu discurso foi comprado por gente suficiente para elegê-lo como parlamentar, e lhe garantir imunidade frente à lei que, não fosse por isso, o sentenciaria à prisão mais vezes por suas difamações. 

Caricatura de 1982 representando Hermann Ahlwardt / Crédito: Wikimedia Commons

 Crescimento paralelo 

O antissemitismo disseminou-se juntamente ao crescimento da comunidade judaica. Isso porque foi nessa época houve um aumento de casamentos entre judeus e cristãos, assim quebrando um isolamento que havia persistido por séculos. 

O historiador Richard J .Evans falou a respeito do assunto em sua obra “A Chegada do Terceiro Reich”: 

“De minoria religiosa em ostracismo, a comunidade judaica lentamente transformava-se em um dentre muitos grupos étnicos de uma sociedade cada vez mais multicultural, ao lado de minorias como poloneses, dinamarqueses, e outras. Entretanto, diferente da maioria dos outros grupos, em geral a comunidade judaica era bem-locais economicamente”, escreveu ele, segundo repercutido pela Superinteressante em uma reportagem de 2019. 

Dessa forma, essa minoria religiosa não apenas ganhava espaço na sociedade, mas no mercado, fazendo com que os preconceitos antigos em relação aos judeus se somassem com a recente insatisfação financeira da população. 

Políticos como Hermann foram símbolos desse período instável, sendo capazes de canalizar essas tensões para promover o ódio - infelizmente, com sucesso, como é possível verificar pela maneira como o antissemitismo tomou conta do sistema político da Alemanha, até ocasionar a ascensão do Partido Nazista. 

Panfleto ilustrando um dos slogans de Hermann Ahlwardt, "Contra os junkers e os judeus" / Crédito:  Wikimedia Commons

Ainda de acordo com a matéria da Superinteressante, até mesmo o chamado “Partido de Centro”, que era um dos mais influentes, foi contaminado pela intolerância direcionada aos judeus. 

Hermann Ahlwardt morreu em um acidente de carro, após uma vida de engajamento político no lado tétrico da História.


+ Saiba mais sobre o nazismo por meio das obras disponíveis na Amazon

High Hitler, de Norman Ohler (2017) - https://amzn.to/37OY6dQ

Hitler, de Ian Kershaw (2010) - https://amzn.to/2OoWFuR

Os fornos de Hitler: A história de uma sobrevivente de Auschwitz, de Olga Lengyel (2018) - https://amzn.to/2DfIrGm

Hitler e o Desarmamento, de Stephen P. Halbrook (2017) - https://amzn.to/2pRZcEm

O último dia de Hitler: Minuto a minuto, de Jonathan Mayo e Emma Craigie (2016) - https://amzn.to/37JZe2r

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du