Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Era Vitoriana

Na Inglaterra Vitoriana, esposas eram leiloadas em espaços públicos

Costume era ilegal, humilhante e visto como indecente — mas as esposas geralmente aceitavam por vontade própria para desfazer um casamento infeliz

Fabio Marton Publicado em 10/12/2019, às 11h26 - Atualizado em 04/02/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação da venda das esposas - Wikimedia Commons
Representação da venda das esposas - Wikimedia Commons

O mercado é o centro da vida rural. Nele, as pessoas negociam o que lhes sobra por aquilo que não tem. E nisso um camponês surge com sua esposa puxada por uma cordinha, como uma vaca ou cabra. E põe ela a leilão, para quem pagar mais — é acertar o valor e sair com o produto, incluindo todas as obrigações conjugais.

Não é uma cena de escravidão, mas do país que lutou mais que qualquer outro para acabar com ela. Não dos confins do Coração das Trevas, mas no coração do império que pretendia civilizar quase literalmente meio mundo.

Não da Idade Média, mas da era das máquinas, de grandes cientistas revelando ao mundo a moderna química, evolução, eletricidade e radioatividade. Quando, no trono, estava uma mulher, a jamais esquecida Vitória.

Se, no Brasil, era possível se comprar e vender seres humanos, vender a própria esposa era (ao menos publicamente) barrado pelo catolicismo, que proibia terminantemente o divórcio. Mas o protestantismo inglês basicamente existe porque um rei, Henrique VIII, teve seu desejo de se divorciar recusado pelo papa.

A venda 

Mas o divórcio não era para todo mundo. A venda de esposas surgiu no final do século 18, época em que a dissolução do casamento ainda era restrita aos ingleses que podiam bancar um complexo processo de anulação ou pagar uma multa de £ 3.000 — o equivalente a £ 15.000 hoje (cerca de R$ 75.000).

Quem não tinha esse cacife recorria a outros meios para conseguir o divórcio. Segundo o historiador Samuel Menefee em seu livro Wives for Sale, entre 1837 e 1901, foram registradas 387 vendas de esposas na Inglaterra.

O costume era visto como grosseiro e indecente pelas classes superiores. E, quando ia parar nas cortes, era sempre anulado. Em 1696, certo Thomas Heath Maultster foi condenado por dormir com a mulher de George Fuller, pela qual havia pago 2/4 de libra.

Leilões em espaços públicos eram a forma mais comum de oficializar a venda. O marido levava a esposa até o local e amarrava uma corda ao redor do pescoço, cintura ou pulso dela. Em muitos casos, a venda era anunciada no jornal local e tudo era acertado com um comprador antes mesmo do dia do leilão.

Isso porque o evento servia como algo simbólico, para que fosse de conhecimento público que um casamento havia terminado e outro havia começado.

Sem saída 

Por mais humilhante que a coisa fosse, era quase sempre voluntária. A mulher tinha voz na hora de escolher o novo marido, que frequentemente era o seu amante — e causa do divórcio. Daí surgem ilustrações, como a abaixo, trazendo brincadeiras visuais com chifres sobre a cabeça do marido.

Caricatura francesa de 1820 - note os chifres no marido / Crédito: Wikimedia Commons

Alguns historiadores argumentam que o costume era aceito pela população feminina por ser a única maneira de acabar com um casamento infeliz.

Raramente a coisa chegava a esse grau. O acordo era a garantia de que o ex-marido não iria processar o novo. Ainda que as leis inglesas absolutamente não previssem a venda de esposas e o caso configurasse adultério, as autoridades faziam vista grossa.

Quanto aos preços, eles podiam ir de quantias irrisórias até somas bastante elevadas. Em 1862, na cidade de Selby, uma esposa foi vendida por um pint de cerveja. Já na cidade de Ripon, uma esposa foi vendida por 300 pence, quantia elevada para a época.

Ilustração de 1886, de Thomas Hardy, mostra o momento em que o marido acompanha a sua esposa e a sua filha até o mercado para serem vendidas / Crédito: Wikimedia Commons

A situação só começou a mudar em 1856, ano em que o Matrimonial Causes Actfoi aprovado pelo Parlamento Britânico. A partir daí, os processos de divórcio eram julgados por tribunais civis, o que tornou a medida mais acessível pela população. Mesmo assim, a venda de esposas continuou por mais algumas décadas, e o último registro de um caso desse tipo aconteceu em 1913, em Leeds.


+Para ler mais sobre a Era Vitoriana indicamos as leituras a seguir:

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird (2018) - https://amzn.to/2P4xSMO

Literatura Vitoriana e Educação Moralizante, Flávia Costa Morais (2004) - https://amzn.to/355Fvsf

Rainha Vitória, Lytton Strachey (2015) - https://amzn.to/342gFrB

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W