Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Hieroglifos

A história por trás do 'helicóptero' destacado em um hieróglifo egípcio

Alguns acreditam que o antigo mural pode retratar tecnologias alienígenas ou de outro período histórico; entenda!

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/10/2022, às 11h00 - Atualizado em 18/11/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia mostrando hieróglifos egípcios que se assemelham a helicópteros da atualidade - Foto por Olaf Tausch pelo Wikimedia Commons
Fotografia mostrando hieróglifos egípcios que se assemelham a helicópteros da atualidade - Foto por Olaf Tausch pelo Wikimedia Commons

O templo de Seti I, localizado em Abidos — local de sepultamentos de Antigo Egito no início do período dinástico — é uma importante fonte de pesquisa para arqueólogos especializados em compreender uma das maiores e mais importantes civilizações da história da humanidade.

No entanto, o local acabou despertando teorias graças as descobertas ali feitas, como hieróglifos que se assemelham a helicópteros e outros tipos de aeronaves. E é claro que essas imagens são um prato cheio para aqueles que gostam de teorias da conspiração.

Hieróglifos que parecem representar helicópteros e outros objetos modernos
Hieróglifos que parecem representar helicópteros e outros objetos modernos / Crédito: Foto por Olaf Tausch pelo Wikimedia Commons

Entre hieróglifos que se assemelham a moscas e alguns outros enfeites, a gravura mostra também figuras que parecem com o que conhecemos hoje como helicópteros, aviões e submarinos. Entre as teorias conspiracionistas, algumas apontam que as gravuras representam, de fato, tecnologias que não existiam na época, após contato entre os egípcios com viajantes do tempo modernos, ou até mesmo aliens. No entanto, a verdade está longe disso.

Resposta para o 'mistério'

Embora várias dessas figuras se pareçam, de fato, com invenções marcadas por grandes avanços científicos e tecnológicos da atualidade, arqueólogos explicam que as gravuras não se tratam de nada parecido com o que algumas teorias apontam.

Os hieróglifos que descrevem a 'tecnologia moderna' são, na verdade, um exemplo de pareidolia — a tendência a se perceber um padrão ou significado que não existe de fato, como quando se observa formas nas nuvens ou rostos em carros. De acordo com os arqueólogos responsáveis pelas pesquisas na região, o 'helicóptero' tem mais a ver com legados de diferentes reinados, que com viagens no tempo.

No antigo Egito, era comum que os hieróglifos fossem reesculpidos ao longo do tempo, especialmente quando um novo faraó assumia o poder, como informado pela revista online americana, Atlas Obscura. Visto isso, o 'helicóptero' nada mais era do que a junção de dois hieróglifos, um colocado por cima do outro.

Fotografia mais ampla contendo hieróglifos que se assemelham à tecnologias atuais
Fotografia mais ampla contendo hieróglifos que se assemelham à tecnologias atuais / Crédito: Foto por Olaf Tausch pelo Wikimedia Commons

Significado dos hieróglifos

A escultura original, criada durante o reinado de Seti I, poderia ser traduzida como "aquele que repele os nove inimigos do Egito". Porém, mais tarde, durante o reinado de Ramsés II, artistas do Egito Antigo refizeram as gravuras, cobrindo a antiga com gesso e 'escrevendo' no lugar o equivalente a "aquele que protege o Egito e derruba países estrangeiros".

No entanto, o gesso usado para cobrir a inscrição do período de Seti I erodiu com o tempo, o que resultou numa única imagem combinada. Além do mais, para promover as possíveis histórias de contato extraterrestre com a civilização egípcia antiga, os teóricos conspiracionistas alteraram digitalmente as fotografias da escultura, a fim de remover detalhes e, assim, torná-la mais parecida ainda com a tecnologia moderna, conforme repercutido pelo Atlas Obscura.