Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Padroeira

Nossa Senhora Aparecida: O significado e a história por trás da padroeira brasileira

Nesta quarta-feira, 12, é celebrado o dia da santa católica considerada a padroeira do Brasil

Redação Publicado em 12/10/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Nossa Senhora Aparecida - Foto de karinesb_14, via Pixabay
Imagem de Nossa Senhora Aparecida - Foto de karinesb_14, via Pixabay

Hoje, 12 de outubro, é comemorado pelos católicos o dia de Nossa Senhora Aparecida, conhecida como a padroeira do Brasil. Em 30 de julho de 1980, foi criada a lei que instituiu o feriado nacional, e, a partir dessa data, o dia é celebrado em todo o país.

A imagem da santa foi encontrada no rio Paraíba do Sul, em São Paulo e a imagem seria de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota, com 36 centímetros de altura e 2,5 quilos. Os responsáveis pela então descoberta foram Felipe Pedroso, João Alves e Domingos Garcia, em 1717.

Ela chegou aos pescadores em dois pedaços: primeiro veio o corpo e depois a cabeça. O episódio é considerado um milagre e seu nome se deu exatamente porque a imagem foi “aparecida”.

Uma teoria sobre a imagem é que alguém teria a jogado na água por estar quebrada, já que muitas pessoas acreditam que uma imagem de santo que esteja quebrada pode trazer má sorte.

Santuário de Nossa Senhora Aparecida, construído próximo ao rio que foi encontrada - Crédito: Foto de eduardohfa, via Pixabay.

Significado religioso

Os brasileiros católicos acreditam que possuir uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em casa lembra sua fidelidade e intercessão a Jesus. Maria é um modelo de fé para os cristãos, e deve ser imitada. Assim, pedir, orar e agradecer perante a imagem pode trazer uma proximidade maior com Deus.

Mariapossui várias formas e nomes em diversos países. No Brasil, Nossa Senhora Aparecida é a protetora do país, acarretando uma legião de fiéis.

Primeiro milagre

No mesmo dia em que foi encontrada pelos pescadores, a santa teria realizado seu primeiro milagre. Os homens foram encarregados de conseguir peixes para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeidae Portugal, o Conde de Assumar. Na época, ele era governador da província de São Paulo e Minas Gerais e estava visitando a região.

Contudo, os pescadores não estavam em um dia produtivo e não conseguiram pescar os peixes que precisavam. Depois que encontraram a imagem da santa, a pescaria foi um sucesso. Dessa forma, Aparecida o episódio é atribuido a santa.

Pele negra

Muitos pesquisadores acreditam que a cor da imagem, verdadeiramente, não era negra, porém, ao ficar anos submersa na água, ela teria ficado escura. Mas essa característica da imagem fez com que muitos brasileiros se vissem representados nela. Isso resultou em um carinho muito grande do povo brasileiro para com a santa, de acordo com informações do Uol.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida - Crédito: Divulgação / Youtube / Evangelizar TV.