Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Chapolin

Nostálgico no SBT, ‘Chapolin’ teve final melancólico em 1979

'Chapolin', assim como 'Chaves', foi um seriado criado por Roberto Gómez Bolaños que marcou várias gerações

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/10/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Chapolin Colorado, herói do seriado de televisão mexicano 'Chapolin' - Reprodução/Vídeo/YouTube
O Chapolin Colorado, herói do seriado de televisão mexicano 'Chapolin' - Reprodução/Vídeo/YouTube

A infância de incontáveis pessoas — nem todas assim tão jovens mais —, em especial no Brasil, é marcada por diversos desenhos animados e seriados de televisão icônicos e que atravessam gerações.

Alguns dos exemplos mais clássicos, que uma grande parte dos brasileiros acompanhou no SBT, eram os programas mexicanos 'Chaves' e 'Chapolin', ambos criados por Roberto Gómez Bolaños — também responsável por dar vida aos icônicos personagens que dão nome às séries.

As produções são lembradas até hoje especialmente por seu humor relativamente bobo e inocente, mas nos bastidores diversos problemas aconteceram entre os atores e a equipe de forma geral.

Ainda assim, o carinho dos envolvidos pelo projeto sempre foi maior que qualquer coisa, e por isso o último episódio de 'Chapolin', em específico, foi difícil e emocionante de ser gravado, sendo um dos raros momentos melancólicos do seriado.

Roberto Gómez Bolaños com a fantasia do Chapolin durante mensagem nos momentos finais do seriado
Roberto Gómez Bolaños com a fantasia do Chapolin durante mensagem nos momentos finais do seriado / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube

"Não contavam com a minha astúcia!"

O super-herói desastrado de Bolaños, batizado em homenagem a uma espécie de gafanhoto, foi revelado no ano de 1970, de acordo com o portal de notícias do MSN.

Ele foi, a princípio, um segmento do programa 'Los Supergenios de la mesa Cuadrada' ('Os Supergênios da Mesa Quadrada', em tradução livre), e se tornou uma série de grande sucesso ao lado de 'Chaves', entre 1972 e 1979.

O último episódio de 'Chapolin', transmitido em 1979, se chama 'A última cena' — ou 'A despedida', a depender da tradução. Ao fim do episódio, Chapolin agradece a todos que tornaram a produção possível, desde patrocinadores até o público que o seguiu.

Não contavam com a minha astúcia", foram as últimas palavras do amado Chapolin Colorado na televisão, seu mais famoso bordão. 

O último episódio

O último episódio de 'Chapolin' recorda alguns dos melhores momentos da série, e os atores Rubén Aguirre, Edgar Vivar e Florinda Meza — os eternos intérpretes do Professor Girafales, Seu Barriga e Dona Florinda, respectivamente — conversam sobre o personagem criado por Chespirito — como Bolaños era conhecido.

Eles contam também que o Chapolin era um herói humano, enquanto também numeram suas virtudes e relembram de momentos específicos da série.

Ao fim de tudo, é possível ver a equipe desmontando o cenário, enquanto a câmera se afasta e tudo escurece gradualmente, como um adeus definitivo.