Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Monarquia

O curioso parentesco entre descendentes da família imperial e a família real britânica

Os descendentes da Casa Imperial possuem parentesco com a família real britânica

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/05/2023, às 08h00 - Atualizado em 15/05/2023, às 19h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atual rei britânico Charles III, e Dom Bertrand de Orléans e Bragança, descendente da monarquia brasileira - Getty Images / Foto por Brasil Paralelo pelo Wikimedia Commons
Atual rei britânico Charles III, e Dom Bertrand de Orléans e Bragança, descendente da monarquia brasileira - Getty Images / Foto por Brasil Paralelo pelo Wikimedia Commons

Nos últimos tempos, um evento que chamou bastante atenção em todo o mundo foi a coroação oficial de Charles III e Camilla Parker Bowles como rei e rainha do Reino Unido. Um dos motivos para tanta expectativa sobre o evento se deve pelo fato de ser a primeira coroação possível de ser assistida por grande parte das pessoas, visto que a da antiga rainha, Elizabeth II, ocorreu em 1953.

Foi assuntos nas redes sociais que o rei Charlesnão chamou para o evento os descendente da extinta monarquia brasileira, os membros da Casa de Orléans e Bragança. E a ausência desse convite também instigou internautas quando se descobre que existe um verdadeiro grau de parentesco entre esses descendentes da monarquia brasileira e a britânica.

Grau de parentesco

Uma descrição da Casa Imperial Brasileira feita à BBC News Brasil indica que os atuais membros da Família Imperial brasileira são primos distantes de Charles III — de sexto grau, mais especificamente.

Até julho de 2022, o líder da Casa de Oléans e Bragança era o príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, que faleceu naquele mês, no dia 15, aos 84 anos. E ele e Charles III possuem como ancestrais comuns mais recentes o Duque Franz de Saxe-Coburgo-Saalfeld, que viveu de 1750 a 1806, e sua segunda esposa, a Condessa Augusta Reuss de Ebersdorf.

Segundo descrição de Dom Bertrand de Orléans e Bragança, atual líder da Casa Imperial Brasileira depois da morte do irmão, que seria rei caso a monarquia ainda existisse aqui, esses ancestrais "eram avós da Rainha Vitória e bisavós maternos do Príncipe Conde d'Eu, esposo da nossa Princesa Isabel, a Redentora, por sua vez meus bisavós."

Dom Bertrand de Orléans e Bragança
Dom Bertrand de Orléans e Bragança / Crédito: Divulgação/Casa Imperial do Brasil

Boas relações

Embora não tenha sido convidado para a coroação de Charles, Bertrand contou  que entende a razão para isso, e que não se chateia. Além disso, também afirma possuir ótimas relações com os britânicos.

A família real britânica convida, por tradição, apenas as famílias reais reinantes ou parentes muito próximos, como o rei Constantino (Constatino II, último rei da Grécia, morto em janeiro deste ano). Somos primos de sétimo e oitavo graus. O bisavô do Conde D’Eu (marido da Princesa Isabel) é avô da rainha Vitória. Por isso, não fomos convidados. Se fossem convidar todos os parentes de sétimo e oitavo graus, não haveria abadia para tanta gente. Mas temos ótimas relações."

Bertrand também relembrou um episódio que envolve a única visita feita pela rainha Elizabeth II, que faleceu em 2022, em nosso país, no ano de 1968.

"Quando a (falecida) rainha Elizabeth esteve aqui (no Brasil), papai e mamãe foram convidados para encontrá-la para o banquete então oferecido, recebendo dela afável atenção. Na mesma viagem meu irmão D. Eudes, tenente da Marinha de Guerra do Brasil, foi o oficial de ligação a bordo do iate real Britannia, que trouxe do Recife ao Rio de Janeiro o casal real", lembrou.

Charles III e Camilla Parker Bowles, atuais rei e rainha do Reino Unido
Charles III e Camilla Parker Bowles, atuais rei e rainha do Reino Unido / Crédito: Getty Images