Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

O episódio de anime que foi banido após a tragédia do ônibus espacial Columbia

No 19º episódio da animação de 'Bowboy Bebop', vemos o ônibus espacial Columbia sofrendo com problemas que, na vida real, foram fatais

Cena do episódio 'Wild Horses', de Cowboy Bebop - Reprodução/Locomotion
Cena do episódio 'Wild Horses', de Cowboy Bebop - Reprodução/Locomotion

Os "animes", animações japonesas, cada dia conquistam mais pessoas no Brasil e no mundo, e facilmente chamam atenção pela variedade de histórias que contam. E, como qualquer outro formato, seja cinema, literatura ou quadrinhos, um tipo de história que sempre salta aos olhos são as ambientadas no futuro.

Para aqueles que estão familiarizados com os animes, pode-se dizer que uma referência de história futurista é 'Cowboy Bebop'. Exibida entre 1998 e 1999, a animação ocorre no ano 2071 e gira em torno de uma tripulação de caçadores de recompensa espaciais.

Com apenas 26 episódios, a produção se destaca entre um público jovem-adulto, abordando questões como o existencialismo, o tédio, a degradação ambiental e a solidão.

Spike (o segundo) e sua tripulação em 'Cowboy Bebop' / Crédito: Reprodução/Locomotion

No entanto, mesmo uma obra tão aclamada e curta, uma curiosidade é que 'Cowboy Bebop' teve um episódio banido por um tempo, depois de uma tragédia real. Entenda!

+ 5 previsões impressionantes de ‘Os Simpsons’

'Wild Horses'

Na época que foi exibido na TV americana, no começo dos anos 2000, 'Cowboy Bebop' se tornou um sucesso, sendo exibido sem parar por anos. Porém, em 2003, o 19º episódio, chamado 'Wild Horses' — em referência à música dos Rolling Stones — foi removido.

Segundo o Screen Rant, a decisão foi tomada pelos diretores da TV logo após o acidente do ônibus espacial Columbia, que queimou ao reentrar na atmosfera terrestre em fevereiro daquele ano, vitimando assim seus passageiros. Isso porque muitos passaram a acreditar que o episódio, exibido inicialmente em 2001, "previu" o terrível e trágico acidente.

No episódio, o protagonista Spike volta à Terra em sua própria nave, a Swordfish II, para consertá-la com um amigo mecânico, Doohan. Nesse tempo, Spike e sua tripulação descobre que existe uma recompensa por uma pessoa. Então, para conseguir pagar a peça sobressalente, leva a Swordfish para o espaço.

Acontece que a pessoa que tinha uma 'recompensa pela cabeça' era um hacker perigoso, capaz de invadir e desativar os computadores de navegação da nave espacial de Spike. Então, para tentar salvar o amigo, Doohan precisa utilizar seu velho Columbia para resgatá-lo.

Doohan e seu ajudante Miles em 'Cowboy Bebop' / Crédito: Reprodução/Locomotion

Felizmente, o resgate é feito com sucesso, todavia, encontra problemas com calor na reentrada da nave na atmosfera terrestre. Ainda assim, a nave e o grupo retornam em segurança.

Tragédia

Porém, em 2003, esse episódio pareceria quase aterrorizador. Isso porque o ônibus espacial Columbia — sim, o mesmo nome —, o primeiro de uma série de cinco naves espaciais reaproveitáveis, encontrou problemas ao retornar para a Terra de uma missão, no dia 1º de fevereiro de 2003.

Sem saber, havia sofrido danos nas placas de proteção térmica durante o lançamento, o que fez com que se incendiasse ao reentrar na atmosfera, resultando na morte dos sete tripulantes a bordo.

Emblemática fotografia do lançamento do ônibus espacial Columbia e a nave Columbia em 'Cowboy Bebop' / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons / Reprodução/Locomotion

A terrível coincidência — afinal, a série poderia ter escolhido qualquer outra, mas foi justamente a única danificada — chamou atenção do Adult Swim, que optou por deixar de exibir o episódio 'Wild Horses' por algum tempo. Além disso, removê-lo não geraria nenhum problema de continuidade a quem estivesse acompanhando, então a decisão não foi muito complicada.

Felizmente, com o tempo, o episódio 'Wild Horses' voltou a ser exibido normalmente e os fãs da série animada não têm dificuldades para encontrá-lo, soando muito mais como uma homenagem ao Columbia que uma "previsão" da tragédia.