Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Televisão

O motivo por trás da briga entre João Gordo e Dado Dolabella, revelado 18 anos depois

Munidos de armas brancas, a briga marcou a história da TV brasileira em 2003, tendo de ser apartada por seguranças

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 27/03/2023, às 20h00 - Atualizado em 29/03/2023, às 11h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dado Dolabella (esq.) e João Gordo (dir.) durante o "Gordo a Go-Go" - Divulgação / MTV Overdrive
Dado Dolabella (esq.) e João Gordo (dir.) durante o "Gordo a Go-Go" - Divulgação / MTV Overdrive

No ano de 2003, um embate tomava os estúdios da MTV no bairro do Sumaré, em São Paulo; na gravação do talk-show 'Gordo à Go-Go', conduzido pelo ácido apresentador e vocalista da banda punk Ratos de Porão, João Gordo, o convidado do dia era o ator Dado Dolabella.

Ambos estavam em alta no nomento do encontro, com Dado lançando seu primeiro disco musical e, Gordo, por sua vez, com boa recepção crítica ao programa, sendo eleito no final daquele ano o “Melhor Entrevistador de Televisão” pelo Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), como informou o Estadão.

Contudo, a fama e glamour foi deixada de lado pouco após o início da entrevista; João não apenas escarneceu o convidado com o título no disco, rebatizando “Dado Para Você” como “Dando Para Você”. De maneira a tentar brincar, Dado busca uma maleta recheada de armas brancas, alertando que costumava se irritar com facilidade.

Em questão de segundos, ao ser chamado de "playboyzinho de m*rda" por Gordo, o entrevistado se revolta com o rótulo e destrói a mesa do cenário com uma machadada, iniciando o estranhamento que os fizeram se empurrar. Com palavrões mútuos e armas na mão, tiveram de ser separados por seguranças, com toda a cena sendo registrada pelas câmeras.

Apesar de não ter ido ao ar na época, foi disponibilizada ao público em um site da emissora no ano de 2006, o MTV Overdrive, reascendendo a polêmica como uma das ocasiões mais bizarras da história da televisão brasileira.

Na era dos podcast

Com ambos longe da televisão, Dado e Gordo direcionaram seus projetos para outros caminhos; o roqueiro cuida da Central Panelaço, ligado a produção e atos filantrópicos com comida vegana. Dado também se declarou vegano, ainda publicando novas músicas em suas redes sociais. Contudo, na era dos podcasts, tiveram a oportunidade de falar os fatos desconhecidos por trás do fatídico episódio.

João deu seu lado em 2021 no Flow Podcast, afirmando que Dado já chegou no local com certa desconfiança, recusando a van da MTV que o transportaria de sua casa até o estúdio e preferindo um táxi, que parou no meio do caminho para comprar a maleta de ferragens usada para intimidá-lo.

Ele foi lá numa 'zoeira playboy', não era para ter treta, eu acho! [...] Eu virei o vilão da parada geral porque não mostraram na época, só foram mostrar anos depois. Então ninguém viu nada, ficaram só as notícias rolando, a mãe dele [Pepita Rodrigues] me xingando”, brincou o apresentador.

A resposta de Dado veio pouco depois, ao ser entrevistado no mesmo ano no Barbacast; de acordo com o cantor, a intenção era fazer com que Gordo provasse do próprio veneno ao provocá-lo. Ele ainda acrescentou nunca rejeitou o carro da MTV e que o interesse em conflito se deu após Gordo escarnecer sua ex-namorada, Wanessa Camargo, com quem reatou em 2022, durante sua participação no mesmo talk-show.

Eu sabia que o Gordo ia zoar, ele zoava geral. O programa dele era chamar as pessoas para ele ficar esculachando. Ele fez isso uma vez com a Wanessa Camargo, que na época era minha namorada. [...] Quando ela foi no programa dele, a Wanessa saiu aos prantos. Ela me ligou e não conseguia nem falar, tava soluçando de chorar”, esclareceu.

Veja a explicação completa