Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Mariane Dombrova

O que aconteceu com a apresentadora demitida por Silvio Santos por cortar o cabelo?

Nos anos 1990, Mariane tinha um programa infantil com seu nome e CD musical era sucesso de vendas

Redação Publicado em 09/10/2022, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mariane Dombrova ao lado de Sérgio Mallandro - Reprodução/Instagram/@marianedombrova
Mariane Dombrova ao lado de Sérgio Mallandro - Reprodução/Instagram/@marianedombrova

No início dos anos 1990, a apresentadora Mariane Dombrova vivia seu auge no SBT: tinha um programa infantil com seu nome, acabava de lançar um disco musical sucesso de vendas e sua agenda de show era lotada. Porém, acabou sendo mandada embora por Silvio Santos por um motivo inusitado. Ela havia cortado o cabelo.

Noventista em alta

Quando tinha apenas 17 anos, em 1989, Mariane apresentou seu primeiro programa na televisão: “Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si”. O sucesso foi tão grande que logo ela ganhou um show infantil com seu próprio nome; o “programa Mariane”, que lhe foi dado como presente por completar um ano de casa. 

A essa altura, ela já havia lançado seu primeiro CD musical, chamado “Ciranda”. O disco foi um dos mais vendidos da época, chegando a ultrapassar marca das 100 mil cópias distribuídas. 

Porém, tudo mudou no dia 7 de setembro de 1991. Aquele dia, Mariane estava fazendo aniversário e resolveu dar uma repaginada no visual. O corte de cabelo, mais curto, não agradou nenhum pouco o patrão Silvio Santos, que optou por sua demissão. 

Recentemente, em entrevista ao Gshow, ela relembrou que demorou para entender todo o impacto que sua demissão causaria em sua carreira: "Saí da TV com agenda lotada de trabalho!"

De sexta a domingo fazia de 10 a 12 shows. Até em circo me apresentava. Ocupava a minha mente, pois estava muito produtiva. Depois é que me toquei", recorda. 

Tragédia pessoal

A demissão, porém, não foi a perda mais difícil que Mariana teve que lidar. Victor, irmão da apresentadora, foi vítima de um assassinato. Considerado seu braço direito, ela conta que a tragédia lhe ajudou a “dar outro significado para as coisas”. 

Dombrova, entretanto, conseguiu dar a volta por cima e retornou às telinhas. Em 1994, ela esteve no comando do programa “Tudo por Brinquedo” (CNT). E, em 2000, apresentou o quadro “Sertão Country” (TV Gazeta). 

Em entrevista à Mara Maravilha no último ano, a apresentadora relembrou a demissão e o impacto causado em sua vida. 

“Pela coragem e pela atitude, dou nota dez. Fui empoderada naquela época. Depois de alguns anos, a Xuxa cortou o cabelo e não foi demitida, ficou tudo bem, todos aceitaram. Naquela época, era outra cabeça e entendo. Havia sido contratada por uma empresa e era necessária a preservação da imagem”, disse ela.

Fora dos holofotes, Mariane se formou em Letras, em 2005, e chegou a lecionar e também a trabalhar em uma agência de publicidade. Paralelamente a isso, ela fez algumas aparições em programas especiais, como Superpop, Sabadaço e, inclusive, foi repórter do 'Programa João Kleber'. 

Em 2021, lançou o álbum “Ciranda 30 Anos”, trazendo uma releitura de suas músicas de sucesso. Atualmente, Mariane, que completará em breve 50 anos, possui mais de 20 mil seguidores nas redes sociais e tem um canal no YouTube onde incentiva a leitura, chamado “Mariane Conta Histórias”. 

Agradeço a Deus por tudo. Nos últimos anos foram um caldeirão de sentimentos e acontecimentos. Minha vida é cair e levantar. Vou renascendo e levantando, como a Fênix", declarou.