Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Suzane von Richthofen

Progressão da pena e gravidez: Veja o que aconteceu com Suzane von Richthofen

Em 2002, Suzane foi condenada por orquestrar as mortes de Manfred e Marísia von Richthofen

Ingredi Brunato/ Atualizado por Fabio Previdelli Publicado em 26/09/2020, às 09h00 - Atualizado em 26/10/2023, às 18h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Suzane von Richthofen em diferentes fases da vida - Arquivo Pessoal
Suzane von Richthofen em diferentes fases da vida - Arquivo Pessoal

Mais de duas décadas depois, o caso von Richthofen ainda gera repercussão nacional. Em 2021, o cineasta Maurício Eça relembrou o crime, que chocou o país, em dois filmes: 'O Menino Que Matou Meus Pais' e 'A Menina Que Matou os Pais'— baseados, respectivamente, nos relatos de Suzane von RichthofenDaniel Cravinhos.

Na próxima sexta-feira, 27, o terceiro filme de Eça sobre o assunto, 'A Menina Que Matou os Pais - A Confissão', estreia no catálogo da Amazon Prime. O longa mostra a versão dos fatos da polícia, que resultou na condenação de Suzane e os irmãos Cravinhos. Mas, afinal, o que aconteceu com Suzane após todo esse tempo?

O crime brutal 

O casal Manfred e Marísia von Richthofen foi brutalmente assassinado na madrugada de 31 de outubro de 2002. A condenação dos responsáveis pelo ato brutal só aconteceu quatro anos depois: Suzane e Daniel Cravinhos, seu então namorado, pegaram 39 anos e seis meses de prisão; já Cristian Cravinhos, irmão da Daniel, ficou com 38 anos e seis meses. Suzane von Richthofen foi presa por orquestrar o brutal assassinato; Daniel e Cristian pela execução. 

+ Exclusivo: Investigador relembra o brutal caso von Richthofen

Suzane com irmão e pais, quando eles ainda eram vivos/ Crédito: Arquivo Pessoal

Nas últimas duas décadas, praticamente, a criminosa esteve encarcerada. Em 2005, durante um curto período, ela teve seu habeas corpus aprovado, mas voltou a ser detida no ano seguinte após entrevistas ao Fantástico. Durante todo esse tempo, Suzane já passou pela penitenciária do Carandiru e do Tremembé.

Polêmica entrevista

Em sua última aparição na TV, em 2015, Suzane von Richthofen falou sobre como andava sua vida na prisão para o apresentador Gugu Liberato, no programa que levava seu nome, na Rede Record. Durante a entrevista, a mulher revelou informações inéditas sobre o caso, contando como foi o planejamento do assassinato de seus pais ao lado dos irmãos Cravinhos — embora tenha demonstrado arrependimento. 

Suzane von Richthofen em entrevista/ Crédito: Divulgação / vídeo / Record TV

Outra informação anunciada à époc, foi o relacionamento com outra detenta: Sandra Regina, também conhecida como Sandrão. A união teria começado um ano antes. As duas até chegaram a formalizar uma união dentro da cadeia, transferidas para uma ala de casais (antes disso, a criminosa estava na ala das evangélicas). 

A parceira de Suzane fora condenada a 27 anos na prisão, por conta da realização do sequestro e morte de um adolescente no estado de São Paulo. A mulher que planejou a morte dos pais elogiou bastante Sandrão, e falou sobre a ideia de continuar o relacionamento em liberdade. Contudo, a união acabou quando Sandra Regina foi transferida para outra penitenciária para realizar um regime semiaberto. 

Últimas atualizações 

Em outubro de 2015, conforme recorda o G1, Suzane von Richthofenconquistou o direito de cumprir o regime semiaberto — assim, passou a ter permissão para deixar a cadeia durante as saídas temporárias (as populares "saidinhas"). Sua primeira vez fora das grades aconteceu durante a Páscoa do ano posterior.

Desde 2017, Suzane, atualmente com 39 anos, passou a pedir judicialmente para que sua pena entrasse em progressão ao regime aberto. Importante ressaltar que a criminosa conseguiu uma revisão de pena nos últimos anos: atualmente ela deve cumprir 34 anos e 4 meses — com término previsto para 25 de fevereiro de 2038.

Em setembro de 2022, a Justiça autorizou Suzane von Richthofen a cursar a biomedicina em uma faculdade particular de Taubaté, no interior de São Paulo. Antes disso, Suzane já havia tentado graduação em outro curso.

Já no dia 12 de janeiro deste ano, 2023, ela enfim conseguiu a progressão. Para ter direito à liberdade condicional, Suzane teve de cumprir uma série de requisitos, como tempo de pena e bom comportamento. Ela também foi submetida a um teste criminológico, que avaliou sua capacidade de ser inserida na sociedade.

Sendo assim, ela tem direito de cumprir a pena fora da prisão: trabalhando durante o dia e se recolhendo em uma casa de albergado à noite. Para explicar melhor, ela precisa voltar para uma casa de hospedagem prisional coletiva, que é designada pela Justiça. O espaço abriga presos que estão no mesmo regime.

Entretanto, como em São Paulo não existe esse tipo de unidade prisional, aponta o G1, ela tem que se recolher no período noturno em Prisão Albergue Domiciliar.

No início de fevereiro, o jornalista Ulisses Campbell, autor da biografia 'Suzane: Assassina e Manipuladora', revelou que ela havia iniciado um negócio próprio online: o ateliê Su Entre Linhas. Segundo o portal Metrópoles, os produtos são feitos na cidade de Angatuba, onde Suzane passou a morar desde que saiu do cárcere.

A notícia mais recente ligada à Suzane von Richthofen remonta ao mês de setembro, quando Ulisses revelou que von Richthofen está grávida de uma menina — com 14 semanas de gestação na época.

A filha seria fruto da relação com o médico Felipe Zecchini, de 40 anos, que conheceu a condenada pelo Instagram. Os dois estariam morando juntos na casa de Zecchini, em Bragança Paulista.