Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Titanic

O que Kate Winslet acha da morte do personagem Jack em Titanic?

Dirigido por James Cameron e lançado em 1997, uma morte específica divide opiniões de espectadores há anos

Éric Moreira Publicado em 31/07/2022, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Titanic em que personagem Jack está morto - Reprodução
Cena do filme Titanic em que personagem Jack está morto - Reprodução

'Titanic' é um filme clássico que conta uma história de romance baseada no naufrágio real do RMS Titanic — navio de passageiros britânico que bateu em iceberg e afundou na madrugada entre os dias 14 e 15 de abril de 1912. O filme contou com a direção do renomado James Cameron, e foi protagonizado pelos personagens Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) e Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet).

Desde seu lançamento, que ocorreu em 1997 — e que foi recorde de bilheteria em toda a história do cinema, sendo ultrapassado somente por 'Avatar', 12 anos depois —, no entanto, o longa intriga a todos que o assistiram por um motivo em especial: a morte de Jack Dawson. O acontecimento divide os fãs do filme, com alguns acreditando que era inevitável, enquanto outros ainda dizem que o personagem poderia ter sido salvo.

Personagens Jack Dawson e Rose DeWitt Bukater, interpretados respectivamente por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, em 'Titanic' (1997)
Personagens Jack Dawson e Rose DeWitt Bukater, interpretados respectivamente por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, em 'Titanic' (1997) / Reprodução/Titanic

O acontecimento é o seguinte: após o navio em que o par romântico se encontrava ter atingido um iceberg e naufragado, muitos destroços do Titanic ficam boiando no mar. Com isso, o casal se apoia em um pedaço de uma porta, que funcionaria como uma jangada improvisada para eles, exceto por um motivo: o espaço não era suficiente para os dois.

Dessa forma, o personagem Jack — interpretado por Leonardo DiCaprio — toma uma decisão impactante no final da história: ele permanece na água, para que Rose (Kate Winslet) pudesse ser salva e permanecer no pedaço de madeira flutuante (confira a cena do resgate a seguir).

No entanto, apesar de ter sido uma opção artística e dramática do diretor, permanecem as questões: ambos os personagens poderiam ter sobrevivido? Não caberiam os dois naquele pedaço de porta?

Opiniões

Segundo a atriz Kate Winslet — afinal, era ela quem dividiria a jangada com Jack —, a resposta para a primeira questão era "sim". A opinião foi dada pela atriz durante entrevista antiga no programa 'Jimmy Kimmel Live', da ABC, apresentado pelo comediante Jimmy Kimmel.

Sabe, acho que ele poderia realmente caber naquele pedaço de porta", opinou Winslet, como informado pela Rolling Stone Brasil, sobre o personagem de DiCaprio ter ficado para fora da jangada.

Além da atriz, muitos outros fãs defendem a hipótese, e até mesmo os 'Caçadores de Mitos' provaram que havia, sim, espaço suficiente para Jack na balsa improvisada, e consideram a morte do personagem "desnecessária".

O filme

'Titanic' foi um grande sucesso de bilheteria na época de seu lançamento, tendo batido recordes e sendo o filme mais lucrativo de toda a história — até o lançamento de 'Avatar', também dirigido por James Cameron, em 2009, e 'Vingadores: Endgame', em 2019.

O filme contou com um orçamento de US$ 200 milhões para sua produção, e teve uma bilheteria que lucrou mais de 2,2 bilhões de dólares. Além disso, também recebeu 14 indicações no Oscar, igualando-se com o recorde de 'A Malvada' — de 1950 e dirigido por Joseph Leo Mankiewicz —, e conquistou o prêmio em 11 delas, além de ter se tornado um clássico e um marco do cinema mundial. Confira sua sinopse e trailer da reestreia do filme em 3D:

Um artista pobre e uma jovem rica se conhecem e se apaixonam na fatídica jornada do Titanic, em 1912. Embora esteja noiva do arrogante herdeiro de uma siderúrgica, a jovem desafia sua família e amigos em busca do verdadeiro amor."

O verdadeiro navio

O navio que inspirou a criação do filme, o RMS Titanic, foi um navio de passageiros britânico operado pela White Star Line e construído pelos estaleiros da Harland and Wolff, em Belfast. Até seu lançamento, no ano de 1912, ele foi o maior navio para transportar pessoas do mundo.

Verdadeiro navio RMS Titanic, em fotografia de 10 de abril de 1912.
Verdadeiro navio RMS Titanic, em fotografia de 10 de abril de 1912 / Domínio público/Francis Godolphin Osbourne Stuart

Na noite entre os dias 14 e 15 de abril de 1912, porém, ele atingiu um iceberg no Oceano Atlântico e afundou cerca de duas horas e quarenta minutos depois. O naufrágio chocou o mundo na época, e teve como resultado a morte de mais de 1500 pessoas.