Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Pandemia

Pandemia mostra que a sociedade ainda é capaz de ‘esquecer’ ensinamentos do passado

“Vivemos num mundo doente, mas que parece querer continuar nele”, diz a arqueóloga Joana Freitas sobre o comportamento da sociedade em relação a Covid-19

Fabio Previdelli Publicado em 28/03/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Image by Gerd Altmann from Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Image by Gerd Altmann from Pixabay

Segundo dados do Instituto Johns Hopkins, somente nos últimos 15 dias, entre 12 e 25 de março, o Brasil registrou 1.052.452 casos de infecção pelo novo coronavírus e 30.573 mortes por complicações da Covid-19. 

Já vivendo o pior momento de toda a pandemia, o país ainda parece estar longe de controlar a morte de sua população. Em entrevista ao G1, Carlos Lula, presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) diz que a situação é dramática e representa um colapso no sistema.  

“Hoje, mais de 6 mil pacientes esperando leito de UTI. Isso significa o colapso do sistema de saúde, isso significa que a gente chegou ao limite”, explica. "Isso vai significar que a gente vai perder pacientes na fila de espera, que não vão ter chance de ter acesso a um leito de UTI para tentar salvar sua vida”.

Paralelamente a isso, só no estado de São Paulo, conforme mostra matéria divulgada pela Agência Brasil, 716 festas clandestinas foram encerradas só no último mês pela força-tarefa que foi criada para fiscalizar as medidas restritivas impostas pelo Plano São Paulo.  

Além das festas, a Vigilância Sanitária autuou 263 estabelecimentos comerciais desde o dia 6 de março. Já o Procon-SP multou outros 298 comércios que desrespeitavam à regra de restrição de circulação de pessoas e do uso obrigatório de máscaras. Outras 444 pessoas foram detidas por descumprirem o Plano São Paulo. 

Mas após todo esse tempo as mortes já não chocam mais assim? Será que durante esse último ano as pessoas não aprenderam nada sobre a pandemia? Como explicar tudo isso? 

“A humanidade tende a desvalorizar rapidamente as lições aprendidas”, diz a arqueóloga Joana Freitas em relato ao site Aventuras na História. “Está na mão de todos diminuir a transmissão”. 

O que a história nos ensina? 

No final da Primeira Guerra Mundial, a Gripe Espanhola passou a ser uma das grandes ameaças da sociedade que lutava para se reerguer. Porém, conforme explica a arqueóloga, logo quando a primeira vítima da enfermidade foi registrada, em maio de 1918, as autoridades duplicaram seus esforços para prevenir a disseminação rápida da doença por todas as classes sociais e idades.  

O plano de contingência contra a Gripe Espanhola marcou a história da medicina e, até hoje, ele serve de exemplo para governos traçarem novos planos sanitários em situações epidêmicas e pandêmicas

Porém, segundo Joana, o posicionamento que eram expectáveis de sofrer alterações, podem ser apenas expectativas frustradas. “Esta pandemia que começou por ser entendida como um ponto de ruptura, como algo que anunciava um novo normal, uma paragem forçada que nos faria refletir; rapidamente se perdeu pelas expectativas". 

Para Freitas, a nossa sociedade, ainda mais depressa do que o normal, mostra com isso “que a sua capacidade de ‘esquecer’ [os ensinamentos do passado] se processa de forma muito mais veloz” do que muitos imaginam.  

“A vontade de voltar à velha rotina rapidamente matou a esperança do nascimento de uma nova consciência coletiva”, afirma. "Vivemos num mundo doente, mas que parece querer continuar nele”. 

“Vivemos a pandemia da covid-19 e outras em simultâneo, principalmente de egoísmo e ignorância. Desta forma, não necessitamos de esperar muito para ver a humanidade desvalorizar mais esta pandemia e a esquecer todas as lições que devia ter aprendido", conclui.


++ Saiba mais sobre epidemias históricas por meio das obras disponíveis na Amazon:

Epidemias no Brasil - Uma Abordagem Biológica e Social, de Rodolpho Telarolli Junior (2013) - https://amzn.to/2PQHuLJ

HIV: Os 35 anos do boom da epidemia e a comunidade gay masculina, de Fábio Germano de Oliveira (e-book) - https://amzn.to/34Om85L

Pragas e Epidemias: Histórias de Doenças Infecciosas, de Antonio Carlos de Castro Toledo Jr. (2016) - https://amzn.to/39iulkZ

A História da humanidade contada pelo vírus, de Stefan Cunha Ujvari (Ebook) - https://amzn.to/3amvA45

Peste Negra: Curiosidades e Fatos Sobre a Maior Epidemia da História, de Editora O Curioso (Ebook) - https://amzn.to/3bxyNxF

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du