Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Lula

Para negar o resultado das eleições, bolsonaristas dizem até mesmo que Lula usa um dublê

Falsa imagem que viralizou na internet mostra o recém-eleito presidente Lula com dez dedos em suas mãos

Redação Publicado em 04/12/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luiz Inácio Lula da Silva, mais novo presidente eleito do Brasil - Getty Images
Luiz Inácio Lula da Silva, mais novo presidente eleito do Brasil - Getty Images

Neste ano de 2022, embora a atenção de maior parte dos brasileiros esteja voltada para a Copa do Mundo no momento atual, outros grandes acontecimentos receberam tanto destaque quanto para a população.

Dentre eles, provavelmente um dos mais repercutidos foi o período eleitoral, que culminou na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, e a saída prevista para o próximo ano de Jair Bolsonaro do cargo de presidente.

Com uma vitória com 50,9% dos votos — contra 49,1% de Bolsonaro —, Lula eleito presidente desagradou uma parcela muito grande de brasileiros. Com isso, algumas manifestações em oposição ao resultado das urnas ocorreram em diversos estados, além de inúmeras publicações em redes sociais em favor de Jair Bolsonaro.

No entanto, entre todas as publicações sobre Lula que surgiram, uma em específico chamou bastante a atenção de internautas, tanto favoráveis quanto contrários ao resultado das eleições.

Nela, era possível ver uma foto do presidente eleito com 10 dedos em suas mãos — sendo que uma de suas características mais conhecidas é o fato de possuir apenas quatro dedos em sua mão esquerda —, o que levantou infundadas teorias de que talvez o político usasse um dublê. 

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente recém-eleito do Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente recém-eleito do Brasil / Crédito: Getty Images

A foto

De acordo com os que espalharam a foto de Lula com 10 dedos, o presidente eleito havia sido substituído por um dublê, e a aparição sem o mindinho faltando, na verdade, foi mal-planejada, e ele teria sido internado no Hospital Sírio-Libanês, em estado grave.

Publicação em que é possível ver foto de Lula com 10 dedos e comentário de internauta sobre possibilidade de ser um dublê
Publicação em que é possível ver foto de Lula com 10 dedos e comentário de internauta sobre possibilidade de ser um dublê / Crédito: Reprodução/Facebook

No entanto, a foto se trata, na verdade, uma montagem. Segundo o portal de notícias do Yahoo, uma busca reversa no Google revelou a imagem original, publicada por Lula em seu Twitter. Nela, o presidente possui apenas 4 dedos em sua mão esquerda, ao contrário da foto que viralizou.

Já a informação de que Lula teria sido encaminhado ao Hospital Sírio-Libanês, acima de tudo, também é falsa. Além da assessoria do presidente eleito ter negado a internação, a própria instituição de saúde confirmou que o político não foi internado no local.

O dedo mindinho

Desde o início de sua carreira política, Lula sempre foi conhecido por seu dedo mindinho da mão esquerda faltando. E a causa da ausência do membro se relaciona diretamente às suas origens.

Em 1964, quando ainda atuava como torneiro mecânico em uma empresa metalúrgica, Lula perdeu o dedo em um acidente de trabalho. Sua ascensão política iniciou-se com o envolvimento em movimentos sindicais, que posteriormente culminaram na criação do Partido do Trabalhador (PT).

Luiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva / Crédito: Getty Images

Até hoje, Lula apresenta um discurso mais populista e tem como eleitorado principal a classe trabalhadora e de mais baixa renda.