Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Percy Jackson

‘Percy Jackson’: Conheça a história do titã Cronos

Cronos é um dos maiores nomes da mitologia grega, responsável pela vida de todos os deuses do Olimpo e é avô do protagonista da série; conheça!

Isabelly de Lima, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 24/12/2023, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pôster de 'Percy Jackson' (esq.) e representação de Cronos (dir.) - Divulgação / Disney e Domínio público
Pôster de 'Percy Jackson' (esq.) e representação de Cronos (dir.) - Divulgação / Disney e Domínio público

Na última quarta-feira, 20, a plataforma de streaming Disney Plus lançou os dois primeiro episódios da série infanto-juvenil 'Percy Jackson e os Olimpianos', baseada na saga literária de mesmo nome do autor Rick Riordan. Aguardada por muitos fãs há anos, a série promete ser fiel aos acontecimentos do primeiro livro da saga; que conta com cinco obras.

A trama envolve muitos aspectos da mitologia grega, já que o próprio protagonista é um semideus, ou seja, filho de um dos deusesgregos. No caso de Percy, é filho de Poseidon, a divindade dos mares, e vive em um acampamento rodeado por outros filhos de outros deuses.

O protagonista da série, Percy Jackson - Crédito: Divulgação / Disney+

No entanto, em sua missão de salvar a mãe das mãos de Hades, o deus do submundo (dos mortos), ele costuma ter sonhos com uma voz um tanto quanto assustadora, assim como uma forma — dona da voz. Para quem está acompanhando somente a série, aquela voz ainda é um grande mistério, mas para quem leu os livros, é claro que aquele é o grande vilão da vida do pequeno semideus.

Indo além dos deuses que são apresentados na série e no primeiro livro, o grande vilão da história do pequeno menino é Cronos, um dos titãs mais poderosos da mitologia, e, também, o avô de Percy. Mas qual a história do pai dos deuses que ainda irá trazer muitos pesadelos para o semideus?

Filho de quem?

Na tradição grega, Cronos, também conhecido como Cronus, é um Titã, o filho mais jovem de Urano (Céu) e Gaia (Terra). Sua saga envolve ascensão ao trono, casamento com a irmã Reia e, por fim, sua destituição pelas mãos do próprio filho, Zeus.

A teogonia de Hesíodo, datada por volta de 700 a.C., é uma das principais fontes que detalha a história de Cronos. Esse Titã é equiparado ao deus romano Saturno, ao deus egípcio Geb, ao fenício Ēl e ao deus hitita/hurrita Kumarbi.

[Colocar ALT]
Representação de Cronos comendo um de seus filhos - Crédito: Domínio público

A narrativa se desenrola com uma confusa teia familiar. Urano e Gaia, progenitores de Cronos, deram origem aos Ciclopes (gigantes de um olho) e aos Hecatônquiros (gigantes de cem mãos). Por ciúmes, Urano escondeu seus filhos debaixo da terra, desencadeando eventos que moldariam o destino de Cronos, segundo o portal World History.

Num ato de coragem, Cronos, movido pela inveja do poder do pai, auxiliou Gaia em um plano audacioso. Munido de uma foice, ele atacou Urano durante um encontro íntimo, resultando na castração do progenitor e no nascimento das Erínias (Fúrias).

Prisão de Cronos

Ao aprisionar Urano, os Ciclopes e Hecatônquiros nas profundezas do Tártaro, Cronos ascendeu como o primeiro rei do mundo. Seu governo, conhecido como a Idade de Ouro, foi marcado por uma era utópica, livre de doenças e privações. Contudo, sua paranoia levou à devoração de seus próprios filhos, temendo uma profecia que alertava sobre a rebelião dos descendentes.

O plano de Cronos foi desafiado por Reia, sua esposa, que, desesperada para salvar seu filho mais novo, Zeus, recorreu a artimanhas engenhosas. Ela o escondeu em Creta, apresentando uma pedra disfarçada como o bebê para Cronos engolir. Esse estratagema permitiu que Zeus crescesse e se preparasse para a batalha contra seu pai.

Guerra de 10 anos

A trama culminou na Titanomaquia, uma guerra de dez anos entre os Titãs e os deuses do Olimpo. Zeus, Hades e Poseidon conseguiram virar o curso da batalha ao libertar os Ciclopes e Hecatônquiros. Armados com poderosas armas divinas, os deuses derrotaram os Titãs, enviando-os para o Tártaro.

Cronos, agora derrotado, enfrentou um destino solitário, vagando pelo mundo como o 'Velho Pai do Tempo'. Enquanto algumas versões sugerem que ele envelheceu, outras o relegam às Ilhas dos Abençoados.

Vilão de Percy

Na série, o papel de Cronos é um pouco diferente, mas entender o histórico do Titã é importante para o decorrer de futuras temporadas da série. Os episódios de 'Percy Jackson e os Olimpianos' são semanais e os próximos chegarão dia 27 de dezembro.  Confira o trailer:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!