Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Percy Jackson

Percy Jackson: A lenda do Minotauro, um dos inimigos do filho de Poseidon

Um momento crucial na história de Percy Jackson é seu combate contra o lendário Minotauro; nova série chegou ao Disney+ no dia 20 de dezembro

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/12/2023, às 09h00 - Atualizado em 21/12/2023, às 11h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Walker Scobell como Percy na nova série 'Percy Jackson e os Olimpianos' e antigo tondo grego retratando o Minotauro - Divulgação/Disney+ / Foto por Marie-Lan Nguyen pelo Wikimedia Commons
Walker Scobell como Percy na nova série 'Percy Jackson e os Olimpianos' e antigo tondo grego retratando o Minotauro - Divulgação/Disney+ / Foto por Marie-Lan Nguyen pelo Wikimedia Commons

Uma das franquias literárias mais famosas do século 21 ganhou uma nova adaptação para o audiovisual. 10 anos após a última tentativa cinematográfica — 'O Mar de Monstros', dirigido por Thor Freudenthal —, 'Percy Jackson e os Olimpianos' chegou no Disney+ no último dia 20.

Inspirada na saga homônima de Rick Riordan, que conta com 5 livros lançados entre 2005 e 2009, a série acompanha Percy Jackson, um garoto que vivia uma vida comum — apesar dos problemas na escola e dificuldade com TDAH — até que descobre que o mundo em que vive conta com antigas criaturas mitológicas gregas verdadeiras, incluindo os lendários deuses, além do fato de que ele próprio é filho de um deus.

A primeira temporada contará com oito episódios, narrando os acontecimentos do primeiro livro da saga: 'O Ladrão de Raios'. Nesta história, Percy, "enquanto tenta se adaptar a seus novos poderes e amigos, ele descobre que o Raio-Mestre do poderoso Zeus foi roubado e ele é o principal suspeito. Assim, ele tenta solucionar o mistério junto com seus novos colegas, Grover e Annabeth". Caso a produção tenha continuação, portanto, imagina-se que se encerre em cinco temporadas.

Além de ser uma boa série literária adolescente — para se ter ideia, por muitos é considerada "o Harry Potter da nova geração" —, o que mais fascina na história narrada são os personagens e criaturas representados.

Rick Riordan, além de escritor, também é historiador, e por isso houve um grande apreço pelo aprofundamento na antiga e rica mitologia grega. Aliados ou inimigos, o tempo todo Percy se depara com alguma criatura ou ser lendário.

+ Percy Jackson: Veja 5 personagens da mitologia grega que estarão na série

Em meio aos trailers e teasers, aqueles que leram os livros já podem identificar alguns dos seres que aparecem, mesmo que de relance. Assim, muitos estão ansiosos para assistir um dos primeiros combates grandes de Percy, que marca sua entrada para esse novo mundo mágico: o Minotauro. O embate ocorre pouco antes de chegar ao Acampamento Meio-Sangue.

Visto isso, conheça a seguir a lenda do Minotauro, antes de assisti-lo em 'Percy Jackson e os Olimpianos':

Minotauro em 'Percy Jackson e o Ladrão de Raios' (2010) / Crédito: Reprodução/20th Century Fox

O touro de Minos

Nos mitos gregos, a lenda do Minotauro se inicia com uma disputa entre os irmãos Minos, Radamanto e Sarpedão pelo trono da ilha grega de Creta, após a morte do pai deles. No entanto, para vencer a disputa, Minos teve a ideia de pedir a Poseidon — deus dos mares e rios, e causador de tempestades e terremotos — que tivesse seu desejo concedido.

Após isso, explica o mito, Poseidon teria enviado a Minos um belo touro, para que ele o sacrificasse em homenagem ao deus dos mares. Porém, envaidecido por ter se tornado rei, expulsou os irmãos de Creta e não cumpriu com o acordo divino, decidindo sacrificar outro de seus touros no lugar daquela bela criatura que recebeu. Foi isso que levou Poseidon a punir o rei.

'Hércules e o Touro de Poseidon' (1608), de Nicolo van Aelt & Antonio Tempesta / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Como os mitos possuem origens antigas e existem a partir de uma tradição da fala, os detalhes sobre a punição podem variar um pouco. Porém, o que todas as histórias têm em comum é que a esposa de Minos, Pasífae, se apaixona pelo touro enviado por Poseidon, e pediu para que outra dupla mitológica, Dédalo e Ícaro, construísse uma vaca de madeira para que ela entrasse e pudesse se relacionar com o animal. E foi dessa relação que surgiu o "touro de Minos", em grego, Minotauro.

O labirinto

Pasífae deu nome à criatura que nasceu: Astério (que pode ser traduzido como "senhor das estrelas"), como ficou conhecido por parte de sua vida na ilha de Creta. Porém, conforme crescia, demonstrava cada vez mais sua ferocidade, além de começar a até mesmo se alimentar de seres humanos. Por isso, e também para acobertar a traição de sua esposa, com quem já tivera outros filhos, decidiu por aprisionar a criatura.

Para tanto, ordenou a Dédalo e Ícaro — visto que haviam colaborado com a traição de Pasífae — que construíssem um labirinto que serviria como casa para o Minotauro, onde a criatura seria mantida presa.

Esporadicamente era alimentado com jovens belos e moças virgens enviados como sacrifício por Atenas. Os atenienses faziam isso como forma de indenização, pois, mataram outro filho de Minos, Androgeu, alvo de inveja por ter se tornado um ótimo atleta.

'A Queda de Ícaro' (1636), que retrata Dédalo e Ícaro voando, pintura de Peter Paul Rubens / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Teseu

Segundo algumas versões, após anos de envio de atenienses para a morte, um jovem chamado Teseu decidiu partir com destino ao labirinto, mas para matar a criatura.

Chegando em Creta, Teseu apaixonou-se rapidamente por Ariadne, outra filha de Minos, que, perdida de amores, o ajudou na tarefa. Então, mais uma vez, ela pediu ajuda a Dédalo para que ele lhe contasse como superar o labirinto e vencer o Minotauro.

Seguindo as orientações de Ariadne, Teseu entrou no labirinto com uma corda amarrada à entrada, para que ele soubesse por onde voltar caso se perdesse no interior da estrutura.

Mosaico sobre Teseu descoberto na Áustria, retratando o herói matando o Minotauro no centro / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Eventualmente, encontrou a criatura e conseguiu matá-la — as versões sobre como o episódio se deu são diversas, e citam as próprias mãos ou até mesmo uma espada — ainda salvando alguns atenienses que encontrou pelo caminho, consagrando-se assim como um herói.