Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Percy Jackson

Percy Jackson: Veja 5 personagens da mitologia grega que estarão na série

Na próxima quarta-feira, 20, chega ao Disney+ a série 'Percy Jackson e os Olimpianos'; conheça 5 personagens da mitologia grega que estarão presentes!

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 13/12/2023, às 16h59 - Atualizado em 16/12/2023, às 07h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de 'Percy Jackson e os Olimpianos' e das estátuas de Poseidon e Ares - Divulgação/Disney+ /Gaux e Ricardo André Frantz
Imagem de 'Percy Jackson e os Olimpianos' e das estátuas de Poseidon e Ares - Divulgação/Disney+ /Gaux e Ricardo André Frantz

Em 2005, foi lançado o primeiro livro da série literária que prometia ser o "Harry Potter de uma nova geração", ocorrida em um mundo onde os antigos e mitológicos deuses gregos eram reais e, de fato, tinham filhos com mortais: 'Percy Jackson e o Ladrão de Raios'. Escrito pelo norte-americano Rick Riordan, esse foi o primeiro livro de uma série com cinco obras, da saga 'Percy Jackson e os Olimpianos'.

A história, que ainda hoje é lembrada com enorme carinho por fãs de todas as idades em várias partes do mundo, acompanha o jovem Percy Jackson, um garoto que se considerava relativamente comum, apesar dos problemas pessoais, até que sua vida é tomada pelo caos, ao descobrir a existência de criaturas mitológicas, monstros, deuses... E até mesmo que os antigos deuses gregos tinham filhos com mortais, os semideuses — tal como os lendários Perseu e Hércules.

Para a alegria dos fãs de longa data da saga literária, na próxima semana finalmente chega ao Disney+ a tão aguardada série inspirada na história de Rick Riordan, que receberá o mesmo nome da saga original.

A primeira temporada, ao todo, contará com oito episódios, que vão narrar os acontecimentos relativos ao primeiro livro, o famoso 'Percy Jackson e o Ladrão de Raios' e, caso tenha continuação, cada temporada deve trabalhar com um livro diferente — restando ainda 'O Mar de Monstros', 'A Maldição do Titã', 'A Batalha do Labirinto' e 'O Último Olimpiano'.

Conforme a sinopse da produção, a trama acompanhará "a história fantástica de um semideus de 12 anos moderno, Percy Jackson (Walker Scobell), que está apenas começando a se acostumar com seus poderes sobrenaturais quando Zeus o acusa de roubar o seu raio. Agora, Percy vai precisar atravessar a América para encontrar a arma e restaurar a ordem no Olimpo, junto a seus dois amigos, a filha de Atena, AnnabethChase (Leah Jeffries) e o sátiro Grover Underwood (Aryan Simhadri)."

Uma curiosidade sobre o próprio autor da saga literária, Rick Riordan, é que além de escritor, ele também é historiador, de maneira que um longo trabalho de pesquisa precedeu a criação dos livros — não só em 'Percy Jackson e os Olimpianos', como também em outras histórias com deuses romanos, egípcios e nórdicos.

Logo, o universo de Percy Jackson brilha aos olhos não só por sua riqueza própria e identificação, com personagens introduzidos em um mundo mágico e completamente novo e desafiador, como também pela inumerável quantidade de referências histórias e mitológicas, incluindo personagens, nos livros. Visto isso, confira a seguir 5 personagens que estarão presentes na nova série do Disney+ e um pouco sobre suas versões da antiga mitologia grega: 

+ Por dentro do Olimpo: 5 obras sobre a mitologia grega

Estátuas de Zeus, o deus dos deuses da mitologia grega / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons / Foto por Jamain pelo Wikimedia Commons

1. Quíron

Logo quando Percy é introduzido a esse mundo com deuses e criaturas mágicas, um dos primeiros tutores que ele tem é Quíron. Aqueles que já conhecem mitologia grega certamente reconhecem esse nome. Ele foi o centauro que treinou vários heróis e semideuses famosos nas lendas, como Aquiles e Hércules

Já nos livros e na nova série, ele vive e trabalha no Acampamento Meio-Sangue — o local onde filhos de deuses com mortais vivem e treinam, para que possam controlar habilidades e se manter seguros —, sendo um aliado confiável e uma presença reconfortante para os semideuses. No filme de 2010, ele foi interpretado por Pierce Brosnan e, na nova série da Disney+, quem lhe dará vida será Glynn Turman.

Glynn Turman como Quíron em 'Percy Jackson e os Olimpianos', e um antigo afresco romano representando o centauro com o jovem herói Aquiles / Crédito: Divulgação/Disney+ / Domínio Público via Wikimedia Commons

2. Dionísio

Os primeiros episódios de 'Percy Jackson e os Olimpianos' também podem apresentar Dionísio. Uma figura ainda mais relevante na mitologia grega, ele é conhecido por ser o deus do vinho, das festas, do teatro e da alegria.

A razão para ele ser provavelmente apresentado ainda no começo da série é o fato de servir como "diretor" do Acampamento Meio-Sangue, sendo chamado pelos residentes como "Sr. D." Na tentativa de adaptar a saga para o cinema, ele apareceu pela primeira vez só em 2013, em 'O Mar de Monstros', interpretado por Stanley Tucci — agora, quem lhe dará vida será Jason Mantsoukas.

Jason Mantsoukas como o Sr. D, e pintura retratando Baco, versão romana do deus Dionísio, de Caravaggio / Crédito: Divulgação/Disney+ / Domínio Público via Wikimedia Commons

3. Ares

Outra personagem relevante na série literária e que não foi explorada na primeira adaptação de 'O Ladrão de Raios' é a valentona Clarisse La Rue, que só apareceu no segundo filme.

Dentro do Acampamento Meio-Sangue, a princípio, ela se prova apenas como alguém que insiste em implicar e perseguir Percy, principalmente antes de ele descobrir de qual deus era filho, enquanto ela mesma era ótima para bater nos novatos, sendo filha de Ares, o deus da guerra.

Pela primeira vez representado no audiovisual dentro do universo de Percy Jackson, Ares deve aparecer no quinto episódio da série — chamado 'Um Deus nos compra cheeseburgers', mesmo nome do capítulo em que aparece pela primeira vez nos livros —, e será interpretado por Adam Copeland. Apesar da imponência de seu título, "deus da guerra", ele não deve representar um grande risco para Percy... Ao menos, não de imediato.

Ares (Adam Copeland) na nova série, e estátua do deus Marte, versão romana de Ares / Crédito: Divulgação/Disney+ / Foto por Capitoline Museums pelo Wikimedia Commons

4. Poseidon

Como já mencionado, Percy chega ao Acampamento Meio-Sangue sem saber quem era seu pai olimpiano, no entanto, isso muda quando, em um momento em que precisava ser salvo, a água agiu a seu favor. Como resultado, veio revelação: ele era filho de Poseidon, um dos "três grandes deuses gregos", junto aos irmãos Zeus e Hades. Na mitologia, ele é considerado o deus supremo dos mares e dos rios, além de responsável por catástrofes como enchentes e terremotos, sem mencionar sua rivalidade com Atena.

Na nova série, ele é interpretado por Toby Stephens, sendo ele o responsável por ajudar o filho ao lhe dar um artefato que o acompanharia nas aventuras, a espada-caneta Contracorrente, além de revelar a estranha habilidade de conversar com cavalos.

Toby Stephens em 'Percy Jackson e os Olimpianos' e estátua do deus Poseidon / Crédito: Divulgação/Disney+ / Foto por Hans Andersen pelo Wikimedia Commons

5. Hades

Outro dos "três grandes" que não pode ficar de fora da série, sendo considero o primeiro inimigo divino de Percy, é seu tio Hades, deus do submundo, para onde vão às almas dos mortos. Ao longo da primeira temporada, Percy e seus amigos acreditam que foi ele quem roubou o raio de Zeus, o que depois se revela não ser bem a verdade.

Hades de Jay Duplass em 'Percy Jackson e os Olimpianos' e um busto do deus grego do submundo / Crédito: Divulgação/Disney+ / Foto por Marie-Lan Nguyen pelo Wikimedia Commons

Certamente, o personagem roubou a cena em 'O Ladrão de Raios' em 2010, interpretado por Steve Coogan. Na nova série, porém, quem lhe dará vida será Jay Duplass, que já impressiona nos trailers com um visual marcante, vestindo um blazer brilhante e distinto, de acordo com o site Screen Rant.