Matérias » Cultura

Personagens históricos e figuras mitológicas: Conheça as inspirações de 'Viúva de Ferro'

Conheça as inspirações do best-seller do New York Times publicado pela Intrínseca

Redação Publicado em 15/03/2022, às 11h04

Capa da obra 'Viúva de Ferro' (2022)
Capa da obra 'Viúva de Ferro' (2022) - Divulgação/Intrínseca

Lançado em fevereiro pela editora Intrínseca, o livro Viúva de Ferro apresenta um futuro distópico em que robôs gigantes de alta tecnologia defendem a humanidade de criaturas alienígenas monstruosas além da Grande Muralha.

Para funcionarem, as máquinas precisam da energia vital combinada de um piloto e sua concubina, mulheres que frequentemente são sacrificadas devido à conexão mental intensa com seus pares.

[Colocar ALT]
Divulgação/Intrínseca

Quando a jovem Zetian se alista para acompanhar um desses pilotos, seu objetivo é matar o assassino de sua irmã, mas a situação toma um rumo inesperado, e ela acaba se revelando uma Viúva de Ferro, um tipo raro de concubina capaz de matar os homens através da conexão mental.

Na tentativa de controlá-la, o Exército a pareia com Li Shimin, o mais controverso e poderoso dos pilotos. No entanto, agora que descobriu suas novas habilidades, Zetian não vai parar até descobrir o que existe por trás do sistema que sacrifica mulheres e garotas.

Escrito por Xiran Jay Zhao, autore de origem chinesa radicade no Canadá, Viúva de Ferro combina elementos da história, cultura e mitologia da China a uma trama  de fantasia e ficção científica eletrizante. Abaixo você confere algumas das inspirações dessa narrativa audaciosa:

1. Personagens históricos

Wu Zetian, a protagonista de Viúva de Ferro, tem seu nome e trajetória inspirados na vida da única imperatriz da China. Inicialmente uma das concubinas do imperador Taizong, a moça se envolveu com seu filho, o imperador Gaozong, casando-se com ele em 655.

Zetian tinha grande influência sobre o governo de Gaozong, e após o imperador sofrer um AVC, em 660, passou a reinar sozinha até o ano de 705, quando morreu. Ela ficou conhecida pelo governo eficiente e pela inclemência com os adversários políticos.

Outros personagens do livro também foram inspirados por figuras históricas. O próprio imperador Taizong, considerado grande militar e estrategista, emprestou algumas de suas características para Li Shimin, aliado da protagonista do livro.


2. Figuras lendárias

Viúva de Ferro não se inspirou apenas na história da China, mas também em figuras mitológicas e lendárias. Um exemplo são as crisálidas, os robôs pilotados por Wu Zetian, Li Shimin, entre outros.

A crisálida Raposa de Nove Caudas, por exemplo, tem seu nome e forma emprestados de uma figura descrita em diversas lendas e no compêndio de mitologia e geografia fantástica Clássico das montanhas e dos mares.

Já o Pássaro Carmim — pilotado por Zetian e Li Shimin —, a Tartaruga Negra e o Tigre Branco remetem a três dos Quatro Símbolos usados pela astrologia chinesa tradicional para dividir e organizar as constelações.


3. Animes shounen

Outra forte inspiração para o livro foram os animes shounen. O gênero é geralmente (mas não exclusivamente) direcionado a garotos adolescentes e costuma retratar histórias fantásticas, repletas de lutas e combates, protagonizadas por heróis jovens. Entre os mais populares estão a franquia Dragon Ball, Naruto, Cavaleiros do Zodíaco, Attack on Titan e One Piece. Entre suas influências, Xiran Jay Zhao aponta a série Darling in the Franxx, que também traz jovens pilotando robôs gigantes em duplas para combater criaturas monstruosas.


4. Romances históricos

Viúva de Ferro não é a primeira obra a combinar elementos históricos com ficção científica e fantasia. Como le autore faz questão de mencionar, tramas do tipo são uma tradição da literatura chinesa.

Entre os exemplos, podemos listar o já mencionado Clássico das montanhas e dos mares, O romance dos Três Reinos, sobre os acontecimentos do fim da dinastia Han e o início da Era dos Três Reinos, Jornada ao oeste, cuja trama é inspirada na peregrinação real do monge Xuanzang até a Índia, e A investidura dos deuses, que aborda o fim da dinastia Shang e o começo da dinastia Zhou, apresentando diferentes deuses e divindades ao longo da narrativa.


Viúva de Ferro, Xiran Jay Zhao, 2022 - https://amzn.to/35SthZG

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W