Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Nazismo

Relembre a descoberta do mapa que motivou a busca por tesouro nazista

No ano passado, o Arquivo Nacional Holandês divulgou um mapa que apontaria a localização de um tesouro nazista — que segue sendo um mistério; confira!

Éric Moreira Publicado em 18/02/2024, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens do mapa do tesouro e de Adolf Hitler, líder nazista - Reprodução/X/@AdalinaAcone / Wikimedia Commons
Imagens do mapa do tesouro e de Adolf Hitler, líder nazista - Reprodução/X/@AdalinaAcone / Wikimedia Commons

No início do ano passado, o pequeno vilarejo de Ommeren, localizado no município de Buren, na província de Guéldria, na Holanda, foi palco de uma intensa busca que atrapalharia a paz de seus moradores.

Isso porque, em janeiro daquele ano, o Arquivo Nacional Holandês divulgou a imagem de um antigo mapa, desenhado por um soldado nazista em 1945, que marcaria a localização de um valioso tesouro.

+ Mapa nazista revela esconderijo de joias e provoca caça ao tesouro na Holanda

Segundo a revista Smithsonian, o mapa era parte de uma coleção de documentos desclassificados após um período de 75 anos de confidencialidade, o que, como era de se esperar, chamou atenção. 

Além do mapa, os arquivos também apresentavam o testemunho de um soldado alemão, que contava que três ou quatro alemães saquearam tudo que puderam de um banco na cidade de Arnhem, também na Holanda, durante combates ocorridos em 1944.

Mapa do tesouro nazista em Ommeren, na Holanda / Crédito: Reprodução/X/@thelapdrop

Então, no ano seguinte, com os aliados cada vez mais perto da vitória, os nazistas se encontravam desesperados para esconder seus itens roubados.

"Eles decidem enterrar o tesouro, porque ficou um pouco quente sob seus pés e eles estão ficando com medo", explica ao Observer a consultora do Arquivo Nacional, Annet Waalkens.

Busca incansável

Conforme o mapa, os objetos roubados pelos nazistas foram guardados em caixas de munição e pacotes de pão, e, então, enterrados a meio metro de profundidade, sob a sombra de uma árvore de choupo.

No entanto, os artefatos não poderiam ser facilmente encontrados na região, visto que, hoje, a árvore sequer existe — mas ainda assim uma busca incansável ocorreu no local, tanto por autoridades, mas principalmente por escavadores amadores.

Conforme relata Peter Neven, funcionário do município de Buren, à Associated Press, a presença dos caçadores de tesouro amadores não autorizados "causou muitos inconvenientes aos residentes" de Ommeren — que, segundo o censo demográfico de 2021, tinha somente cerca de 715 habitantes.

A insistência na proibição da atuação de detectores de metais amadores por parte do vilarejo de Ommerem se deve a uma tentativa de manter seus residentes seguros. Isso porque havia risco de que granadas, bombas ou minas terrestres não detonadas da Segunda Guerra Mundial fossem atingidas e acidentalmente detonadas.

Ainda assim, em meio às proibições, vale mencionar que também ocorreu uma única busca autorizada pela região. Liderada por Joke Honders, arqueólogo e historiador local, ele realizou buscas em maio de 2023 com auxílio de equipamentos como um magnetômetro — que mede a intensidade de campos magnéticos, quase como um detector de metais — e uma escavadeira mecânica. Porém, a busca foi infrutífera.

+ Rocha misteriosa de 4 mil anos pode ser um ‘mapa do tesouro’

Fotografia tirada durante escavações em Ommeren / Crédito: Reprodução/X/@EPA_Images

Tesouro perdido

Agora, as autoridades locais até mesmo acreditam que o tesouro tenha sido perdido de vez ou até mesmo já recuperador. 

Concluímos que não existe nenhum tesouro nazi em Ommeren. Presumimos que o tesouro já foi enterrado em Ommeren, mas foi removido em algum momento", disse a porta-voz de Buren, Birgit van Aken-Quint, à AFP.

Com o fim das buscas autorizadas em maio do último ano, foram recuperados apenas uma bala e algumas sucatas da Segunda Guerra. "É uma colheira escassa", pontuou Klaas Tammes, um residente local e ex-prefeito de Ommeren, ao New York Times. "O mistério do tesouro permanecerá intacto."