Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Saiba como visitar online a casa de Frida Kahlo através do museu virtual da artista

A famosa Casa Azul foi palco de importantes momentos na vida da pintora e hoje em dia pode ser visitada virtualmente de maneira gratuita

Victória Gearini Publicado em 06/01/2021, às 09h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Frida Kahlo, artista mexicana - Wikimedia Commons
Frida Kahlo, artista mexicana - Wikimedia Commons

Frida Kahloé uma das figuras mais importantes e conhecidas do século passado. Considerada um símbolo do movimento feminista, a aclamada artista mexicana revolucionou seu tempo ao se impor contra o sistema patriarcal e misógino da época.

A revolucionária foi importante, ainda, para debates sobre a liberdade sexual e emancipação feminina. Sua história completa pode ser encontrada no Museu Frida Kahlo, assim como uma bela exposição online da casa onde a artista nasceu.

Histórias da Casa Azul

Madalena Carmen Frida Kahlo Calderón nasceu no dia 6 de julho de 1907 na Cidade do México, na famosa Casa Azul. Desde 1904 a propriedade pertencia aos seus pais, Guillermo Kahlo, um fotógrafo de ascendência húngaro-alemã, e Matilde Calderón, uma católica originária de Oaxaca.

Terceira de quatro filhas, aos seis anos, Frida contraiu poliomielite, o que lhe deixou sequelas na perna direita. No entanto, isso não a impediu de ser uma estudante inquieta e tenaz. Entretanto, a saúde da artista ficou extremamente fragilizada após sofrer um grave acidente de bonde, em 17 de setembro de 1925.

O casal Frida Kahlo e Diego Rivera / Crédito: Getty Images

A garota até então com 18 anos, teve diversas fraturas e ferimentos severos na coluna. Em recuperação na Casa Azul, nesse período, Frida começou a pintar, consagrando-se anos mais tarde como uma das maiores artistas do século 20. 

Em seguida, a famosa residência Kahlo serviu de lar para a pintora e seu marido Diego Rivera. A artista o conheceu quando ele foi contratado para pintar um mural em sua escola. No entanto, só foram se apaixonar mais tarde, quando se reencontraram em sua cidade. Pouco tempo depois selaram a união, no dia 21 de agosto de 1929, quando Frida tinha 22 anos e Diego, 43. 

Embora tenham permanecido juntos durante 25 anos, a relação era repleta de traições de ambos os lados, criando uma conturbada vida íntima e, muitas vezes, deprimente. Neste cenário, a Casa Azul presenciou intensas brigas entre o casal, mas também foi palco para calorosas declarações de amor entre os artistas. 

Pirâmide no pátio da Casa Azul que exibe peças pré-hispânicas / Crédito: Wikimedia Commons

Frida se permitiu desfrutar dos prazeres da vida. Transgressora, a pintora viveu diversas outras aventuras amorosas e revolucionou a arte de sua época. No entanto, em seus últimos anos de vida, retornou a Casa Azul, onde mesmo debilitada e com a saúde fragilizada, não se deixou padecer pelo sofrimento. A feminista veio a falecer em 13 de julho de 1954, aos 47 anos, em decorrência de uma pneumonia

O museu de arte

Localizada no bairro Colonia del Carmen de Coyoacán, na Cidade do México, a Casa Azul foi doada em 1958, a fim de transformá-la em um museu de arte dedicado à vida e obra da revolucionária. 

Nomeado de Museu Frida Kahlo, o local recebe cerca de 25 mil visitantes mensais, sendo um dos espaços culturais mais visitados da Cidade do México. Composta de 10 quartos, a propriedade abriga, ainda, alguns trabalhos da pintora, como Frida y la cesárea (1907-1954), Retrato de familia (1934), Ruina (1947), Retrato de Guillermo Kahlo (1952) e El marxismo dará salud (1954). 

Entrada da Casa Azul e exibição de cadeira de rodas de Frida Kahlo / Crédito: Creative Commons

Sabe-se que agora, o local pode ser visitado virtualmente e de maneira gratuita. Basta acessar o site oficial do Museu Frida Kahlo, com isso, é possível fazer um tour online pela casa histórica. 

Com imagens em alta definição, a instituição disponibiliza, ainda, um grande acervo de obras e coleções de Frida. Além disso, é possível encontrar no site ingressos para visitas guiadas, eventos, biografias, documentos inéditos, e muito mais. 

Clique aqui para acessar o site do Museu Frida Kahlo!


+Saiba mais sobre a Frida Kahlo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

Frida: A biografia, de Hayden Herrera (2011) - https://amzn.to/2LzWAlD

Frida Kahlo: uma biografia, de María Hesse (2018) - https://amzn.to/3bCvaGl

O diário de Frida Kahlo: Um autorretrato íntimo, de Frida Kahlo (2012) - https://amzn.to/2Wvu9M0

Frida Kahlo: para meninas e meninos, de Nádia Fink (2015) - https://amzn.to/2LzXheJ

Frida Trótski: A história de uma paixão secreta, de Gérard de Cortanze (2018) - https://amzn.to/2yWKCzq

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W