Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Assassino do Zodíaco

Secretamente listado pelo FBI: O homem suspeito de ser o Assassino do Zodíaco

De acordo com investigadores, o FBI teria desde 2016 o nome do suspeito dos crimes ocorridos na década de 1960

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 24/05/2023, às 17h55 - Atualizado em 01/06/2023, às 16h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Domínio Público
Imagem ilustrativa - Domínio Público

O FBI tem, desde o ano de 2016, o nome de um suspeito de ser o Assassino do Zodíaco — e se trata de um veterano da Força Aérea estadunidense. É o que diz uma equipe de investigadores independentes que segue em busca da identidade do homem que matou cinco pessoas a tiros e facadas na região da Baía de São Francisco no final dos anos 1960.

Suspeito do Zodíaco

O jornalista investigativo Thomas Colbert, quem lidera o grupo voluntário sem fins lucrativos Case Breakers, disse ao The Independent que a informação foi confirmada por um denunciante do FBI. Segundo ele, o homem se chama Gary Francis Poste e teria sido listado secretamente como suspeito no ano de 2016.

O criminoso foi secretamente listado como o 'suspeito' do Zodíaco nos computadores da sede desde 2016 - com seu 'DNA parcial' protegido com segurança no laboratório dos federais em Quantico, Virgínia", declarou a organização.

Conduta inadequada

A organização, composta por 40 ex-policiais, peritos forenses, agentes federais e investigadores particulares também acusou agências governamentais de conduzirem o caso de forma inadequada, inclusive ignorando provas.

Imagem ilustrativa / Crédito: Imagem de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay

"Assim como os policiais, os agentes federais estão lidando com enormes cargas de casos, treinamento constante, regras estranhas e burocracia", disse Colbert em um comunicado.

Mas quando alguém usando um crachá ou uniforme trabalha com outras pessoas para evitar ou esconder materiais, evitar procedimentos difíceis ou mentir sobre evidências, está prejudicando nossos voluntários e as milhares de famílias que esperam por respostas", finalizou.

Desde a época dos crimes, a identidade do serial killer tem sido um grande mistério, o que significa que as famílias das vítimas jamais souberam quem foi o responsável por retirar a vida de seus entes queridos.

Imagem ilustrativa / Crédito: Imagem de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay

Morte do suspeito

De acordo com o Independent, mesmo após a morte de Poste, em 2018, o FBI continuou a rejeitar os relatórios feitos pelo grupo, declarando, ainda em 2021, que o caso seguia em aberto. Os investigadores, contudo, alegaram que ligaram Poste a cada assassinato do zodíaco ocorrido entre 1968 e 1969.

Além disso, os membros do grupo ainda alegaram haver uma sexta vítima, identificada como Cheri Jo Bates, que teria sido morta em 1966. O FBI, no entanto, negou qualquer ligação do caso com o Assassino do Zodíaco.

Como os assassinatos nunca foram resolvidos, as terríveis ações do serial killer acabaram se tornando tema de documentários e filmes, como o clássico "Zodíaco", de David Fincher, lançado no ano de 2007.