Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Segunda Guerra Mundial

Smoky, a yorkshire que evitou a morte de 250 soldados na Segunda Guerra Mundial

Durante o conflito, a cadela de 2 quilos e 20 centímetros salvou a vida de um pelotão estadunidense

Victória Gearini Publicado em 21/12/2020, às 17h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Smoky, a yorkshire celebridade da Segunda Guerra Mundial - Domínio Público
Smoky, a yorkshire celebridade da Segunda Guerra Mundial - Domínio Público

Em março de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, Smoky, uma pequena yorkshire terrier, foi encontrada em uma trincheira na Nova Guiné. O animal de apenas 2 quilos e 20 centímetros foi vendido por 7 dólares ao soldado William “Bill” Wynne. A partir disso, a encantadora cadela passou a participar de diversas missões do Exército dos Estados Unidos.

A yorkshire heroína 

Ao lado de seu dono, Smoky participou de 12 operações — quase sempre levada na mochila de Wynne. A dupla fez inúmeros voos de reconhecimento, resgates e até mesmo saltos de paraquedas. No entanto, a cadelinha tornou-se uma verdadeira heroína durante a expedição ao Golfo de Lingayen, ilha de Luzón, no norte do arquipélago das Filipinas.

Na ocasião, o sistema de comunicação entre os pelotões havia sido comprometido devido aos danos causados pelos intensos ataques das tropas japonesas. Para instalar um fio de telégrafo e realizar o conserto, mais de duas centenas de soldados precisariam cavar um túnel abaixo da pista de pouso.

Smoky durante missão / Crédito: Domínio Público

A missão era arriscada, pois o trabalho demoraria pelo menos três dias para ser completado, deixando os oficiais vulneráveis para ataques de inimigos. Como a transmissão de mensagens estava danificada e o seu reparo era arriscado, Smoky foi considerada a solução mais viável pelo Exército

Neste momento, tiveram a ideia de amarrar o fio de telégrafo na coleira do animal, que atravessou um bueiro de 21 metros de comprimento por 20 centímetros de diâmetro. Do outro lado, Wynne a esperava, possibilitando que o sistema de comunicação fosse restaurado.

Em questão de poucos minutos, a cadela salvou cerca de 250 soldados norte-americanos, que iriam arriscar suas vidas durante as escavações ao ar livre para restaurar a comunicação. Além disso, a pequena heroína possibilitou que mais de 40 aviões de combate e de reconhecimento continuassem operando.

Pós-guerra e sucesso

Assim que voltou para os Estados Unidos, Wynne a levou para o país, onde fizeram inúmeras apresentações, tornando-se celebridades. Além de ter salvado a vida dos soldados, a cadelinha demonstrava outras habilidades, como conseguir andar com os olhos vendados em uma corda fina.

Monumento no túmulo de Smoky em sua homenagem / Crédito: Domínio Público

Infelizmente, em decorrência da idade avançada, Smoky veio a falecer no dia 21 de fevereiro de 1957, aos 14 anos de idade. Seu pequeno corpo foi enterrado em uma caixa de munições da Segunda Guerra Mundial e sepultado na reserva Rocky River, em Cleveland. 

Mais tarde, a cadela celebridade foi homenageada por veteranos de guerra, que construíram um monumento em seu túmulo. Nos anos seguintes, as Forças Armadas dos Estados Unidos condecoraram Smoky, a tornando a mascote de guerra mais aclamada da História.


+Saiba mais sobre a Segunda Guerra Mundial por meio de obras disponíveis na Amazon:

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill (2019) - https://amzn.to/2JWtKex

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Rr2xFa

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/34DnO3T

Os mitos da Segunda Guerra Mundial, de Vários Autores (2020) - https://amzn.to/2VdiMXa

Continente selvagem: O caos na Europa depois da Segunda Guerra Mundial, de Keith Lowe (2017) - https://amzn.to/2RqF32D

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W