Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Estados Unidos

Sob o mesmo teto: A mulher que se deparou com um desconhecido em seu sótão

O caso ocorreu em 2017 e evidenciou a crise de moradia nos Estados Unidos

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 12/06/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de um sótão - Imagem de Peter H por Pixabay
Imagem meramente ilustrativa de um sótão - Imagem de Peter H por Pixabay

Você já pensou em alugar uma casa e tempos depois descobrir que existe uma pessoa em seu sótão? Parece enredo de filme, mas não é! Isso aconteceu com uma moradora de Arlington, Virgínia, Estados Unidos. 

De acordo com o The New York Times, em matéria 2017, uma mulher que não foi identificada, entrou em contato com as autoridades após se deparar com uma estranha situação ocorrida no andar de cima da sua residência.

O incidente

Na época do incidente, a mulher ouviu sons vindos do sótão, conforme declarou o Departamento de Polícia do Condado de Arlington. Em um primeiro momento, ela contatou o proprietário do imóvel, pois acreditava que poderia ser ele no andar de cima.

Contudo, para o espanto da inquilina, não era o dono da propriedade fazendo os barulhos. Intrigado com a situação, ele decidiu informar as autoridades para averiguar o que estava acontecendo. 

Segundo o The New York Times, a porta-voz da polícia, Ashley Savage, disse que os oficiais do Condado de Arlington se dirigiram para os fundos da residência, onde tinha uma escada que levava direto ao sótão. 

Durante a operação, os policiais exigiram que todas as pessoas presentes no cômodo se identificassem, sem resistência.   

Para o espanto de todos, Anthony Jones, na época com 60 anos, se apresentou à polícia de Arlington. No entanto, diferente do que se pudesse imaginar, não se tratava de um bandido invadindo a casa, mas sim de outro "morador" do imóvel. 

O “intruso”

Conforme a NBC Washington, os oficiais encontraram no local uma mochila do homem em situação de rua, contendo vestimentas e roupas de cama. No entanto, na época, a porta-voz da polícia não conseguiu definir o tempo exato em que Jones viveu no sótão.

“Quando os policiais tentaram fazer perguntas a ele, ele não obedeceu ou decidiu não responder”, declarou Savage em um comunicado de 2017. 

O homem em situação de rua, por sua vez, foi detido sem direito a fiança, uma vez que no Condado de Arlington, a moradia ilegal é considerada uma contravenção.

Problemas sociais 

Na época, o caso evidenciou a crise de desabrigados e a desigualdade social iminente na região. Conforme o censo Point in Time Count de Arlington, realizado em janeiro de 2017, houve um aumento significativo de pessoas em situação de rua entre 2016 e 2017.

No entanto, segundo os dados divulgados pelo The New York Times, na época, a taxa de desabrigados em Arlington era inferior a média geral de pessoas sem moradia no restante dos Estados Unidos.


+Saiba mais sobre obras relacionadas ao tema disponíveis na Amazon: 

Cidadãos em situação de rua: dossiê Brasil, de Igor de Souza Rodrigues (org.) e Dmitri Cerboncini Fernandes (org.) (2020) - https://amzn.to/3ooVMTy

Direitos Fundamentais das Pessoas em Situação de rua, de Tatiane Campelo da Silva Palhares (2020) - https://amzn.to/3eRxQFj

Política Nacional Para A População Em Situação De Rua, de Fabrícia Da Hora Pereira (2019) - https://amzn.to/3tOeuEY

A condição da população em situação de rua, de Bruno Rodrigues Leite (2020) - https://amzn.to/3eMrFSy

Crianças e Adolescentes em Situação de rua no Brasil, de Fábio Santos de Andrade (2019) - https://amzn.to/33GnZvo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W