Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / América Pré-Colombiana

Seriam os índios uma tribo perdida de Israel?

No século 17, muitas pessoas acreditavam que os indígenas americanos eram descendentes dos israelitas

Mariana Ribas Publicado em 25/10/2019, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de indígenas brasileiros - Getty Images
Retrato de indígenas brasileiros - Getty Images

Será que os israelitas expulsos de sua terra no século 8 a.C. foram parar nas Américas? Parece maluquice, e de fato essa teoria não faz o menor sentido. Mas essa ideia ficou na moda por muitos séculos, e ainda hoje é possível encontrar quem acredita nelas.

A base dessa teoria está no mito das dez tribos perdidas de Israel. De acordo com a Bíblia, os hebreus se dividiram em dois reinos, Israel, com 10 tribos, e Judá, com duas. Em 722 a.C., os assírios dominaram Israel, que ficava ao norte. O texto bíblico alega que os moradores foram expulsos. Para onde teriam ido?

Os descendentes dos antigos hebreus fugiram para o outro lado do Oceano Atlântico, e sua descoberta no século 16 indicava uma nova era para Israel. Foi essa a resposta do rabino holandês Manasseh ben Israel em um livro publicado em 1650 e chamado Esperança de Israel. Para ele, a descoberta do novo continente significava que as tribos tinham sido finalmente encontradas e uma nova era, de prosperidade para o povo escolhido de Javé, estava para começar.

Logo no ano seguinte, 1651, outra obra consolidou o mito: Judeus na América, do americano Thomas Thorowgood, tornou-se um best seller extremamente influente entre colonizadores de peso, incluindo Elias Boudinot, um dos líderes da independência americana, e William Penn, líder quacker e fundador da província da Pensilvânia.

A teoria voltou a ficar popular no século 19, quando uma suposta evidência arqueológica foi encontrada em Pittsfield, Massachusetts, uma caixa contendo filactério, com é conhecido um conjunto de duas caixinhas que contêm pergaminhos sagrados para o judaísmo. Ela seria muito mais antiga do que a colonização europeia.

Só poderiam, portanto, pertencer aos locais. A descoberta estimulou o jornalista e político americano Mordecai Manuel Noah a retomar o assunto com uma série de livros e artigos. O mais famoso foi publicado em 1837, um livro de título Discurso sobre as Evidências de que os Índios Americanos eram Descendentes das Tribos Perdidas de Israel.

Que diferença tudo isso fez para os próprios índios? Nenhuma. A teoria serviu muito mais para os judeus se posicionarem dentro da sociedade americana e os cristãos defenderem que a América era uma terra escolhida por Deus.


+Saiba mais sobre a história dos índios no Brasil:

1. 1499: O Brasil antes de Cabral, de Reinaldo José Lopes (2017) - https://amzn.to/2W7axfz

2. Índios do Brasil, de Julio Cezar Melatti (2014) - https://amzn.to/2Pdpifq

3. O Índio na História do Brasil, de Berta Ribeiro (2009) - https://amzn.to/2JiDFev

4. Os Índios e a Civilização. A Integração das Populações Indígenas no Brasil Moderno, de Darcy Ribeiro (2017) - https://amzn.to/362kz60

5. Índios no Brasil: vida, cultura e morte, de Maria Luiza Tucci Carneiro e Mirian Silva Rossi (2019) - https://amzn.to/2p7s1wb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.