Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Triângulo das Bermudas

Triângulo das Bermudas: A região alvo de lendas que parece ter inspirado nova série da Netflix

'1899' é uma nova produção de suspense na Netflix que parece relembrar o mistério do Triângulo das Bermudas

Redação Publicado em 25/01/2020, às 16h00 - Atualizado em 19/11/2022, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do trailer de '1899', nova produção da Netflix baseada em mistério do Triângulo das Bermudas - Reprodução/Netflix
Cena do trailer de '1899', nova produção da Netflix baseada em mistério do Triângulo das Bermudas - Reprodução/Netflix

Na última quinta-feira, 17, a Netflix passou a exibir, em meio a seu extenso catálogo de filmes e séries, a produção '1899', criada pelos mesmos responsáveis por 'Dark', Baran bo Odar e Jantje Friese. Na nova série, um dos maiores mistérios da humanidade serve como pano de fundo para a trama: o Triângulo das Bermudas.

Segundo a sinopse, "imigrantes de diversos países europeus viajam pelo oceano em busca de uma vida melhor. No entanto, no meio da jornada, eles encontram um misterioso navio à deriva no mar. Dentro da embarcação, existe um enigma que transformará as suas vidas em um completo pesadelo". Confira a seguir o trailer:

Logo, considerando-se o grande número de produções inspiradas em acontecimentos reais que a Netflix tem produzido nos últimos meses, muito se questiona sobre se '1899' é baseada em fatos históricos.

Porém, para a alegria de uns e tristeza de outros, dessa vez, a série não assume compromisso com nenhum caso específico — mas não perde a tensão, visto os mistérios em torno do Triângulo das Bermudas. Pela região ser marcada por relatos e lendas em torno de desaparecimentos de embarcações e aviões, o público tem teorizado que o enredo da série também tem a região como inspiração.

Apesar da não comprovação da especulação, fica a dúvida: O que é o Triângulo das Bermudas, delimitado pela costa sudeste dos EUA, pelas Bermudas e pelas ilhas das Grandes Antilhas?

7. Um grande triângulo

Embora os limites exatos do triângulo das Bermudas não sejam acordados, as aproximações da área total variam entre 1,3 e 3,9 milhões de quilômetros quadrados. Por todas as aproximações de limites, sua área tem uma forma vagamente triangular — que, entretanto, não aparece em nenhum mapa do mundo.

6. Na corrente

A corrente do Golfo, uma corrente oceânica potente, rápida e quente que atravessa o Atlântico do Golfo do México até a Europa causando mudanças acentuadas no clima, atravessa o Triângulo das Bermudas.

5. Termo novo

Até 1964, o termo Triângulo das Bermudas nunca tinha sido usado — embora os relatos de ocorrências inexplicáveis ​​na região datem de meados do século 19. A frase surgiu pela primeira vez em um artigo de revista de Vincent Gaddis, que a utilizou para descrever uma região triangular "que destruiu centenas de navios e aviões sem deixar rastro".

Cena do filme Percy Jackson que retrata o Triângulo das Bermudas / Crédito: Reprodução/Fox

4. Nas profundezas

O ponto mais profundo do Oceano Atlântico está localizado no Triângulo das Bermudas. Apesar disso, o local sustenta um tráfego diário muito intenso, tanto por via marítima quanto aérea.

3. Atlântida

A lenda sobre o insólito triângulo marinho foi popularizada por Charles Berlitz, em seu best seller 'O Triângulo das Bermudas' (1974). No livro, Berlitz afirmou que a lendária ilha perdida de Atlântida estaria envolvida nos desaparecimentos locais.

2. Menos perigoso do que se imagina

No ano de 2013, o World Wildlife Fund (WWF) realizou um levantamento exaustivo de rotas marítimas pelo mundo, determinando que o Triângulo das Bermudas não é nem mesmo um dos 10 corpos de água mais perigosos para o transporte marítimo. Essa conclusão provavelmente desapontou grandes entusiastas das lendas do local.

1. Região não-oficial

Pelo fato de não estar no mapa, o Triângulo das Bermudas não é reconhecido como uma região oficial do Oceano Atlântico pelo Conselho de Nomes Geográficos dos EUA.