Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / 'Titanic'

5 erros que você pode não ter percebido em Titanic

Obra-prima cinematográfica de James Cameron, 'Titanic' não escapa de pequenos deslizes; confira!

Éric Moreira Publicado em 24/05/2023, às 17h45 - Atualizado em 07/01/2024, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Emblemática cena de 'Titanic' (1997), de James Cameron - Reprodução/20th Century Fox
Emblemática cena de 'Titanic' (1997), de James Cameron - Reprodução/20th Century Fox

Até hoje, mesmo depois de mais de 25 anos de seu lançamento, 'Titanic' (1997) ainda é considerado uma obra-prima cinematográfica criada por James Cameron. Não à toa, o filme conquistou não só 11 estatuetas no Oscar, como também muitos fãs ao longo dos anos, que seguem se emocionando com a trágica história de amor entre os personagens fictícios Jack Dawson e Rose DeWitt Bukater.

Conforme a sinopse, "Jack Dawson (Leonardo DiCaprio), um artista pobre, e a jovem rica Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet) se conhecem e se apaixonam na fatídica jornada do Titanic, em 1912. Embora esteja noiva do arrogante herdeiro de uma siderúrgica, a jovem desafia sua família e amigos em busca do verdadeiro amor".

No entanto, mesmo sendo um filme aclamado pelo público e pela crítica, ainda é possível dizer que James Cameronnão foi impecável durante a produção do longa. E isso não se refere aos erros históricos sobre o naufrágio, mas sim a outro tipo de deslize comum em filmes: os erros técnicos.

Entre os tipos de deslizes mais comuns que uma produção audiovisual pode sofrer, estão os chamados erros de continuidade — quando cenas são gravadas em dias diferentes, por exemplo, e por isso acabam apresentando pequenas alterações em sua composição. Essas pequenas falhas nos filmes são tão recorrentes, que já se tornou uma diversão para cinéfilos apontá-las em todo filme que assistem.

Visto isso, confira a seguir 5 pequenos erros de continuidade em 'Titanic' (1997), que James Cameron acabou deixando passar e você talvez não conheça:

1. Grades móveis?

Indiscutivelmente, um dos momentos mais famosos de 'Titanic' é a clássica cena em que Jack e Rose se posicionam na ponta da proa do navio, marcando um dos relacionamentos mais memoráveis da história do cinema, que emociona diversas pessoas até hoje. Porém, mesmo os mais atentos podem ter deixado passar um pequeno erro de Cameron.

Uma mudança de câmera nessa emblemática cena, que permite visualizar não só o casal como também grande parte do navio e do mar, possibilita notar que algumas grades de proteção nas beiradas do Titanic aparecem primeiro separadas, mas, depois de um corte, juntas.

Uma das cenas mais memoráveis de 'Titanic' (1997)
Uma das cenas mais memoráveis de 'Titanic' (1997) / Crédito: Reprodução/20th Century Fox

2. Cabelo dos sonhos

Em outra cena do filme, como recorda o site GaúchaZH (GZH), Jack deixa qualquer marmanjo com inveja de uma incrível habilidade secreta que parece possuir: um cabelo que se arruma sozinho.

Em um segundo, é possível notar o personagem de Leonardo DiCaprio com o cabelo desgrenhado, mas, depois de um corte, aparece surpreendentemente penteado.

Jack Dawson, personagem de Leonardo DiCaprio em 'Titanic' (1997)
Jack Dawson, personagem de Leonardo DiCaprio em 'Titanic' (1997) / Crédito: Reprodução/20th Century Fox

3. O bote

Por mais que James Cameron tenha sido quase impecável ao conceber 'Titanic', é claro que um grande espetáculo audiovisual de mais de 3 horas de duração teria pequenos erros que seriam imperceptíveis ao diretor. Mas um bote desafiando as leis da física em meio a um grande navio naufragando não passaria despercebido pelos fãs do filme.

Já nos momentos finais do filme, quando o inigualável RMS Titaniccolidiu com um iceberg e começou a afundar, conforme retratado pelo filme, o navio começa a vergar e chega até mesmo a ficar na vertical, em alto-mar. E em meio a todo esse caos, existe um bote salva-vidas que estranhamente se mantém alinhado ao navio, em vez de reto, paralelamente à água.

Cena do Titanic afundando, no clássico filme de James Cameron
Cena do Titanic afundando, no clássico filme de James Cameron / Crédito: Reprodução/20th Century Fox

4. Os lenços

Não é somente Jack que possui habilidades especiais no filme, sendo sua parceira romântica na trama, Rose, também detentora de um dom: fazer lenços aparecerem e desaparecerem magicamente de suas mãos. 

A cena em questão que comprova isso é quando a personagem ameaça pular do navio, e aparece amparada na grade de proteção do transatlântico. Até aí tudo bem, porém o que chama atenção é que, depois de um corte, um pano aparece repentinamente em uma de suas mãos.

Rose DeWitt Bukater, personagem de Kate Winslet em 'Titanic' (1997)
Rose DeWitt Bukater, personagem de Kate Winslet em 'Titanic' (1997) / Crédito: Reprodução/20th Century Fox

5. Pinta móvel

Cameron cometeu um dos equívocos de continuidade mais comuns em Hollywood: uma pinta que se move na jovem. O engano envolvendo essas marcas no corpo, em especial no rosto dos personagens, são extremamente recorrentes na indústria cinematográfica. 

É um erro que pode tomar várias formas: por vezes uma mancha ou cicatriz pode sumir, mudar de lugar no rosto, ou mesmo tomar outra forma. E no caso de Rose, uma pinta no rosto chama bastante atenção, estando ora no lado esquerdo, ora no lado direito.

Rose DeWitt Bukater, em 'Titanic' (1997)
Rose DeWitt Bukater, em 'Titanic' (1997) / Crédito: Reprodução/20th Century Fox