Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Um Príncipe em Nova York: veja 5 curiosidades sobre a comédia de Hollywood

A continuação da saga do príncipe Akeem estará disponível no Amazon Prime no dia 5 de março

Giovanna Gomes Publicado em 04/03/2021, às 15h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Um Príncipe em Nova York', de 1988 - Divulgação
Cena de 'Um Príncipe em Nova York', de 1988 - Divulgação

A plataforma de streaming Amazon Prime lançará na sexta-feira, 5 de março, o tão aguardado filme "Um Príncipe em Nova York 2", que tem como protagonista o príncipe Akeem, interpretado pelo ator Eddie Murphy.

Mas antes que você assista o longa, separamos algumas curiosidades sobre a primeira produção, que representou um enorme sucesso em 1988. 

1. Quem criou o roteiro?

É provável que você saiba que foi o próprio ator protagonista, Eddie Murphy, quem criou a história do longa. Mas talvez não tenha conhecimento de que o artista não foi a única mente criativa no processo.

Conforme repercutido pela Rede Globo, a verdade é que Murphy foi parar na justiça por não ter dado o devido crédito ao também célebre humorista ArtBuchwald, que teve um papel importante no desenvolvimento de 'Um Príncipe em Nova York'. No fim, o comediante teve de pagar 19% dos lucros que recebera a Buchwald.

O ator Eddie Murphy - Crédito: Wikimedia Commons

2. Escolha do elenco

Os atores que eternizaram os personagens Lisa McDowell e Jaffe Joffer poderiam não ter sido os mesmos. No caso de McDowell, a ideia inicial era de que Vanessa Williams, cantora e atriz coroada Miss América no ano de 1983, ficasse com o papel.

Já o pai do príncipe Akeem quase foi interpretado porSidney Poitier, o primeiro ator negro a receber um Oscar. No fim, James Earl Jones e Shari Headley, foram os escolhidos. 

3. O diretor foi o mesmo de clipes do Rei do Pop

John Landis, diretor do filme, também foi o responsável pelos icônicos clipes de "Thriller" (1983) e de Black or White (1991) do Rei do Pop, Michael Jackson. Sabendo disso, se repararmos bem na cena em que os bailarinos se apresentam para o príncipe Akeem, veremos que há na coreografia uma referência aos passos clássicos de Thriller.

Cena do clipe de Thriller - Divulgação

4. Os personagens na barbearia

Todos os personagens que aparecem na barbearia, sem exceção, são interpretados por apenas quatro atores: Eddie Murphy, Arsenio Hall (que interpreta o fiel companheiro de Akeem, chamado Semmi), Clint Smith e Cuba Gooding Jr.

Trata-se da primeira ocasião em que Murphy interpreta mais de um personagem em uma mesma produção, o que veio a se repetir em outros filmes, tornando-se uma característica do ator.

5. Brigas durante as filmagens

Murphy e o diretor não se deram muito bem durante as filmagens. Eles brigaram tanto que um dia o comediante afirmou que nunca mais faria qualquer trabalho ao lado de Landis.

Contudo, eles acabaram por fazer as pazes e, alguns anos depois, Murphy pediu que o antigo parceiro de gravações dirigisse um filme que também viria a ser um grande sucesso: "Um Tira da Pesada 3", lançado em 1994.


+Saiba mais sobre Hollywood por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Hollywood: 131, de Charles Bukowski (1998) - https://amzn.to/2UXDWKe

Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr

O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2ViwOqO

Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets (Edição Inglês), de Kenneth Anger (1981) - https://amzn.to/2RurMWU

O livro do cinema, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2VeOS52

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W