Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Crimes

Virou série da Netflix: Neste dia, em 2003, o caso Brian Wells ganhava vida

Em um plano diabólico, Marjorie Diehl-Armstrong e seus amigos tentaram assaltar um banco, mas acabaram virando protagonistas de uma das maiores investigações policiais dos EUA

Pamela Malva Publicado em 09/01/2021, às 12h00 - Atualizado em 28/08/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Todos os possíveis envolvidos no crime - Divulgação/Netflix
Todos os possíveis envolvidos no crime - Divulgação/Netflix

Um dos documentários mais complexos e surpreendentes da plataforma de streaming Netflix, Evil Genius apresenta reviravoltas, mortes, e acima disso, mentes diabólicas que planejaram detalhadamente um roubo a um banco. A histórica ficou conhecida como um dos assaltos mais complicados já realizados na história dos EUA.

Em meados de 2003, Marjorie Diehl-Armstrong, Kenneth Barnes e Bill Rothstein queriam ganhar um dinheiro fácil. Juntos, então, criaram um dos planos mais diabólicos e complexos da história dos Estados Unidos.

A ideia inicial era matar o pai de Marjorie, para que ela ganhasse a quantia da herança. Como nenhum deles queria sujar as mãos com o crime, pensaram em contratar um assassino de aluguel. O problema, entretanto, é que nenhum deles tinha o valor pedido em troca.

Para o trabalho, o assassino pediu 250 mil dólares. Em pouco tempo, os amigos decidiram que roubar a quantia de um banco seria a melhor opção, dada às circunstâncias em que se encontravam. Foi assim que Brian Wells, um entregador de 46 anos, entrou na história.

No dia 28 de agosto daquele ano, a pizzaria onde Brian trabalhava recebeu um pedido, que deveria ser entregue nos arredores de Erie, na Pensilvânia. Uma vez no local, Wells percebeu que algo parecia errado: o endereço apontava para uma torre de transmissão.

Brian Wells, o entregador de 46 anos / Crédito: Wikimedia Commons

A sequência de eventos no local permanece um mistério, mas sabe-se que Brian saiu de lá com um colar bomba em seu pescoço. A mesma pessoa que instalou o adereço no entregador ordenou que ele roubasse um banco. Caso contrário, o colar explodiria.

Com ordens expressas, Brian foi até o banco escolhido e entregou a uma das caixas uma nota exigindo 250 mil dólares. Assustada, a trabalhadora respondeu que não tinha essa quantia à disposição e entregou apenas US $ 8.702 ao homem.

Todo o roubo foi filmado pelas câmeras. Nas imagens, é possível identificar o colar em Brian, além da pistola em formato de bengala — que ele recebeu ainda na antena de transmissão, para que ele passasse despercebido. Assim que o ladrão saiu do banco, a polícia foi chamada.

O colar bomba colocado em Wells e a bengala entregue à ele pelos criminosos / Crédito: Wikimedia Commons

Os oficiais chegaram rapidamente e encontraram Wells em um estacionamento próximo. Ele disse à polícia que tinha uma bomba em seu pescoço e contou todo o plano, dizendo que teria que seguir mais alguns passos, para que o colar fosse desativado.

A polícia, então, acionou o esquadrão antibomba. Três minutos antes da chegada dos especialistas, o colar no pescoço de Brian explodiu — já haviam se passado 30 minutos do assalto. No carro da vítima, os oficiais encontraram um documento de duas páginas, que detalhava o que mais Wells deveria fazer para se libertar.

Três semanas mais tarde, Bill Rothstein ligou para os investigadores para confessar sobre um corpo em seu freezer. Assim que a vítima foi identificada como James Roden, a polícia interrogou Bill.

Em seu testemunho, ele disse que sua ex-namorada, a Marjorie, teria matado James para que ele não falasse nada sobre o assalto do dia 28. Ela teria pedido que Bill sumisse com o corpo, mas ele não conseguiu completar a tarefa e chamou a polícia.

Bill Rothstein, Marjorie Diehl-Armstrong e Kenneth Barnes, respectivamente / Crédito: Erie Bureau of Police 

As coisas começaram a ficar ainda mais complicadas quando Bill morreu vítima de um linfoma, antes de ser levado a justiça, em 2004. No ano seguinte, Marjorie assumiu ter matado James e foi sentenciada entre sete e vinte anos de prisão.

Pouco tempo depois, ainda em 2005, Kenneth Barnes foi entregue à polícia por um membro de sua família. Ele teria confessado participação no assalto de 2003. Uma vez preso, ele alegou que fora Marjorie Diehl-Armstrong quem arquitetou todo o roubo.

Kenneth, todavia, trouxe uma nova informação: Brian Wells, na verdade, teria participado do plano desde o começo. A única coisa que o entregador não esperava, no entanto, era que a bomba que seria colocada em seu pescoço fosse de verdade.

No fim, Barnes foi condenado a 45 anos de prisão, enquanto Marjorie recebeu a sentença de prisão perpétua. Ela morreu de câncer, em 2017. Até hoje, a família de Brian acredita que ele foi apenas uma vítima dos três conspiradores e que foi envolvido contra sua vontade no crime.