Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Pablo Escobar

Vanilla Ice recorda aventuras com Pablo Escobar: 'Já vi de tudo'

Rapper de apenas um sucesso e chefão do tráfico colombiano das décadas de 80 e 90, Vanilla Ice e Pablo Escobar foram amigos em seus auges; confira!

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 19/12/2023, às 16h00 - Atualizado em 21/12/2023, às 19h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vanilla Ice e Pablo Escobar, respectivamente - Getty Images / Domínio Público via Wikimedia Commons
Vanilla Ice e Pablo Escobar, respectivamente - Getty Images / Domínio Público via Wikimedia Commons

No início da década de 1990, o jovem rapper texano Vanilla Ice bombou nas paradas de sucesso com um hit que, até hoje, ainda é bastante famoso e popular: 'Ice Ice Baby'. Sua carreira, porém, não teve muitos outros sucessos e começou rapidamente a 'esfriar' — mas não antes de, obviamente, ter vivido muitas aventuras. O cantor, inclusive, namorou a rainha do pop, Madonna, em meio a isso.

Em paralelo, outra figura já era bastante conhecida nessa época, tendo conquistado especial notoriedade em 1989, ao aparecer na revista Forbes como o sétimo homem mais rico do mundo naquele ano: Pablo Emilio Escobar Gaviria, notório traficante e narcoterrorista colombiano.

E por mais que a razão para a fama de ambos se baseasse em razões completamente diferentes, eles compartilhavam algo em comum: corridas de barcos e carros. Graças a isso os dois acabaram nutrindo uma curiosa amizade no início da década de 1990 — pouco antes da morte de Escobar, que ocorreu em 1993 —, razão pela qual o rapper ainda hoje possui histórias para contar.

+ Como foi a morte de Pablo Escobar, há 29 anos

Vanilla Ice no videoclipe de 'Ice Ice Baby' / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube/@officialvanillaice

Em entrevista retrospectiva para a Vlad TV, Robert Matthew Van Winkle — verdadeiro nome de Vanilla Ice, que hoje é um investidor e desenvolvedor imobiliário de sucesso, segundo o The New York Post, além de empresário — relembrou em outubro deste ano sua improvável amizade e as aventuras que viveu ao lado de um dos maiores narcotraficantes da história.

Amizade inusitada

No auge de sua fama, Vanilla Ice vivia em seu antigo complexo em Star Island, na Flórida. Porém, sempre que percebia a aproximação de um helicóptero não identificado, já imaginava que poderia ser seu amigo Pablo Escobar chegando.

"Eu saí com Pablo Escobar muitas, muitas vezes", disse o rapper, hoje com 56 anos, à Vlad TV. A aproximação dos dois seria quase inevitável, visto que seu complexo se tornaria um dos "playgrounds" favoritos de vários criminosos que cresceram na Flórida na década de 90. 

Eles pousavam helicópteros na minha casa constantemente", recorda. "Eu teria comida só para eles nas geladeiras. Mandei minhas empregadas e todo mundo limpar depois que eles saíram."

+ Quando Eurico Miranda bateu de frente com Pablo Escobar em jogo da Libertadores

Antiga propriedade de Vanilla Ice em Star Island / Crédito: Divulgação/redfin.com

Porém, o que realmente havia aproximado Vanilla Ice e Escobar seria a grande paixão do narcotraficante por competições. Certa vez, o rapper se gabou de que seu Porsche fortificado poderia superar tranquilamente a potente Ferrari Testarossa do colombiano — e para resolver a questão, logo os dois veículos foram colocados lado a lado para uma corrida. "Eu fumei ele", brincou Ice na entrevista, com orgulho, ao recordar que venceu na competição.

Aventuras

Claro que sendo um dos homens mais ricos do mundo, não era segredo para muita gente o que Pablo Escobar fazia para ganhar a vida. Porém, considerando-se que a época em que Ice e Escobar eram amigos ainda mal existia a internet, pouco ele sabia sobre o histórico do colombiano como chefe do mortal Cartel de Medellín e sua grande rede de produção e distribuição de cocaína.

Eu não tinha o Google", afirmou Vanilla Ice. "Eu não sabia quem eram essas pessoas. Achei que fossem empresários. Eles gostavam de competir em barcos como eu."

O rapper ainda recorda também que, em algumas ocasiões, Escobar o levava para algumas viagens sem aviso prévio: "Eles me levavam de helicóptero para esses grandes eventos de barcos de corrida, e eu via todas as coisas legais que estavam fazendo. Esse é o tipo de coisa que fizemos. Saíamos para correr de barco. Estávamos sempre em barcos. Então sempre havia um monte de biquínis flutuando."

Pablo Escobar e seu filho, Juan Pablo Escobar (hoje Juan Sebastián Marroquín Santos) / Crédito: Foto por Ghazi777755 via Wikimedia Commons

O futuro de Vanilla Ice

Após o repentino sucesso e o igualmente rápido sumiço dos tops globais, Vanilla Ice enfrentou depressão e também precisou lidar com problemas relacionados à dependência de drogas. Felizmente, ele superou tudo e, como ele mesmo diz, conseguiu passar das rimas para o mercado imobiliário. 

Hoje, como um empresário de sucesso — e que ocasionalmente faz pontas musicais, especialmente em eventos relacionados à década de 1990 —, recorda com certo carinho e saudades de suas aventuras, inclusive as mais loucas ao lado de Pablo Escobar: "eu já vi de tudo", pontua na entrevista.

Vanilla Ice em entrevista à Vlad TV / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube/@vladtv

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!