Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Vídeos mostram depredação do Congresso, Planalto e STF por terroristas

Golpistas invadem símbolos da democracia brasileira e promovem terror em Brasília

Redação Publicado em 08/01/2023, às 17h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registros de vandalismo em Brasília - Reprodução/Vídeo
Registros de vandalismo em Brasília - Reprodução/Vídeo

Em Brasília, terroristas devastaram símbolos da democracia brasileira como uma 'resposta' ao início do governo de Luis Inácio Lula da Silva, do PT. Conforme repercutido pelo UOL, bolsonaristas radicais invadiram o Congresso Nacional, o prédio do STF e o Palácio do Planalto neste domingo, 8.

Levando o terror e depredação do patrimônio público, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, marcharam pela Esplanada dos Ministérios e conseguiu furar o bloqueio de policiais. Como consequência, subiram pela rampa do Congresso e tomaram o local.

Em seguida, devastaram a vidraça presente no Salão Nobre do prédio. Ao mesmo tempo, outros terroristas se dirigiram até o Palácio do Planalto e também tomaram o prédio, prosseguindo com atos de vandalismo.

Com as invasões, um claro ato contra a democracia brasileira, o prédio do STF também foi atacado. No plenário, não cadeiras, mas também câmeras e janelas foram destruídas. Além disso, sofás foram rasgados. A porta do gabinete do ministro Alexandre de Moraes também fora arrancada.

Ataques

Com os ataques, a Agência Brasil repercute que integrantes do Batalhão da Guarda Presidencial, da Força Nacional e do Exército foram enviados até o Palácio do Planalto na tentativa de retirar os terroristas. Além disso, um helicóptero da Polícia Militar do Distrito Federal lança bombas de efeito moral nos invasores.

No prédio do STF, o batalhão de choque da Política Militar também entrou em ação para expulsar os manifestantes e estabelecer o controle, enquanto outros terroristas tentam se aproximar do prédio novamente.

"Estamos protocolando agora dois pedidos ao ministro Alexandre de Moraes: 1 - Prorrogação do inquérito dos atos antidemocráticos a partir dos acontecimentos de hoje.2 - Impedimento de posse e, em caso de posse, afastamento do Sr Anderson Torres, da Secretaria de Justiça do DF", escreveu Randolfe Rodrigues, líder do Congresso do governo Lula.

Já a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, afirmou que o governo do Distrito Federal foi "irresponsável".

"Governo do DF foi irresponsável frente à invasão de Brasília e do Congresso Nacional. É um crime anunciado contra a democracia, contra a vontade das urnas e por outros interesses. Governador e seu secretário de segurança, bolsonarista, são responsáveis pelo que acontecer", escreveu ela através das redes sociais.