Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Linha Direta

Vizinhos racistas: Conheça os casos que serão exibidos no Linha Direta

Linha Direta desta quinta-feira, 15, abordará três casos de racismo

Redação Publicado em 15/06/2023, às 10h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do programa Linha Direta - Reprodução/Vídeo
Registro do programa Linha Direta - Reprodução/Vídeo

Sucesso na TV Globo, o Linha Direta apresenta semanalmente crimes que chocaram o país e ainda sem respostas. Nesta quinta-feira, 15, o programa exibido pela emissora carioca apresentará três casos que tem o racismo como principal tema. 

Pedro Bial no programa Linha Direta /Reprodução/Vídeo 

Em 'Os Vizinhos Racistas', a emissora leva os telespectadores para o ano de 2017. Será mostrado o caso de Antônio Alves de Freitas, que residia em Belo Horizonte. Alvo de racismo e perseguido pelo vizinho, acabou sendo morto a facadas por ele. Chamado Joel Lima, ele foi preso no ato do assassinato e encarou uma condenação de 18 de anos de prisão por homicídio por ódio.

Outros casos

O outro caso exibido pelo programa tem Mogi das Cruzes como cenário. Em 2011, José Carlos de Oliveira, guarda municipal, foi flagrado por câmeras de segurança cometendo diversos atos racistas contra Jefferson Luiz Azpilicueta e Joseane Costa Azpilicueta. 

Em seguida, disparou três vezes contra Pedro, filho do casal. Atualmente, ele se encontra preso em São Paulo ao responder pelos crimes por tentativa de homicídio, porte ilegal de armas e também injúria racial, como repercutido pelo Gshow.

Já o terceiro caso do programa retoma um caso sem desfecho e abordado pelo Linha Direta em 2005. Se trata do assassinato de Jeferson Leandro Matias Salvador, um jovem negro. Aos 19 anos, ele foi queimado vivo por Emerson Souza Sales, que era seu cunhado. No entanto, diferente dos outros casos citados, esse permanece sem respostas. O criminoso segue foragido e o crime não prescreveu.