Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Zona de Interesse

Zona de Interesse: Entenda a história do filme que chega aos cinemas

Indicado ao Oscar, Zona de Interesse mostra a frieza na rotina de uma família que mora ao lado campo de concentração de Auschwitz

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 15/02/2024, às 11h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Zona de Interesse - Divulgação/Diamond Films
Cena do filme Zona de Interesse - Divulgação/Diamond Films

Indicado em cinco categorias do Oscar, incluindo 'melhor filme', Zona de Interesse chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 15. No filme, o espectador confere a frieza que marca a rotina de uma família que vive ao lado do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. 

A família em questão é a de Rudolf Hoss, que comandou o campo de concentração no qual milhões de minorias foram exterminadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra. 

No filme, os judeus são gaseificados e transformados em cinzas, enquanto a família do nazista vivia um dia ensolarado na piscina do outro lado do muro. 

Dirigido por Jonathan Glazer, o filme também mostra como a personagem Hedwig (Sandra Hüller) não economiza esforços para manter a vida de privilégios enquanto milhões são executados a sangue-frio. 

O longa de Glazer compreende uma adaptação da obra 'A Zona de Interesse' (Companhia das Letras), escrita pelo britânico Martin Amis. O livro acaba por imaginar a vida pública e íntima dos oficiais que comandaram os campos de concentração. 

No campo de extermínio, a zona de interesse ('interessengebiet') era o local no qual as vítimas eram selecionadas ao chegar em Auschwitz. Assim, era determinado quais judeus seriam enviados para o trabalho forçado e quais deles seriam executados nas cruéis câmaras de gás nazistas. 

Frieza 

A convite da StandWithUs Brasil, o site Aventuras na História assistiu ao filme na pré-estreia. Sem sensacionalismo, a produção devasta o público com os menores detalhes, como o momento em que a personagem Hedwig se apropria de um casaco de pele que pertenceu a uma vítima dos nazistas. 

A personagem Hedwig em Zona de Interesse /Crédito: Divulgação/Diamond Films

Sem focar nas expressões dos personagens, o filme retrata a frieza de pessoas que presenciaram, todos os dias, milhões de mortes de inocentes. 

"Tratava-se de criar uma arena", explicou Glazer sobre o processo de produção intenso na construção e filmagens em locações na Polônia. 

Ao mesmo tempo, o longa também contou com câmeras de vigilância para registrar múltiplas sequências encenadas simultaneamente no mesmo local, explica o material de divulgação fornecido pela Diamond Films.

Cena do filme Zona de Interesse - Divulgação/Diamond Films

"A frase que eu sempre usava era 'Big Brother na casa nazista'", diz o cineasta. "Claro, mas era mais como a sensação de 'vamos observar as pessoas no seu dia a dia'. Eu queria capturar o contraste entre alguém servindo uma xícara de café na cozinha e alguém sendo assassinado do outro lado da parede. A coexistência desses dois extremos", disse ele.