Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Zona de Interesse

Zona de Interesse: Atriz explica como interpretou esposa do homem que comandou Auschwitz

Em Zona de Interesse, que chega aos cinemas nesta semana, Sandra Huller interpreta a esposa de Rudolf Hoss, que comandou o campo de extermínio de Auschwitz

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 13/02/2024, às 11h54 - Atualizado em 19/02/2024, às 18h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Zona de Interesse' - Divulgação
Cena do filme 'Zona de Interesse' - Divulgação

Indicado a cinco categorias na próxima edição do Oscar, incluindo 'melhor filme', Zona de Interesse chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 15. Retratando a frieza na rotina de uma família que vive ao lado do campo de concentração de Auschwitz, o filme chama atenção. 

Retratando um tema mais atual que nunca, Zona de Interesse mostra a vida pacata da família de Rudolf Hoss, que comandou o campo de extermínio de Auschwitz. Enquanto os seus familiares vivem um dia agradável na piscina, vítimas do Holocausto são executadas a sangue-frio do outro lado do muro.

Entre os personagens, Hedwig Ross causa revolta ao se aproveitar de bens das vítimas dos nazistas e ignora a fumaça de corpos carbonizados, que sai da chaminé localizada ao lado de sua residência. 

Ela, esposa de Rudolf Hoss, é interpretada pela talentosa Sandra Huller, que também foi indicada no Oscar com o filme 'Anatomia de uma Queda'. No filme, a sua personagem não economiza esforços para manter a vida privilegiada, enquanto milhões são executados ao lado de sua residência. 

Em entrevista à Folha de S. Paulo, a atriz explica o processo para interpretar um personagem tão frio e complexo. Huller disse que não se envolveu emocionalmente ou de maneira empática com a mulher do comandante nazista. 

Eu me recusei, desde o início [das filmagens], a me envolver emocionalmente ou empaticamente com Hedwig, então só tinha o corpo para atuar", explicou a atriz. 

Vivendo através do sofrimento de outras pessoas, o impacto disso no corpo dos personagens é visível. 

"Decidimos que eles não teriam um jeito elegante de andar. Eu acredito fortemente que um personagem é definido mais pelo que ele não consegue fazer do que pelo que ele é capaz", destacou ela ao veículo.

A decisão

Em outras oportunidades, Sandra recebeu convites para interpretar fascistas nas telas, no entanto, recusou. Por outro lado, ela explica que Zona de Interesse causa desconforto. 

"O filme questiona a audiência sobre por que achamos que essas pessoas não têm nada em comum conosco e por que essa narrativa de monstros é tão forte. Minha herança alemã e as decisões de meus ancestrais estavam presentes o tempo todo durante as filmagens", afirmou a atriz.