Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / The Big Bang Theory

The Big Bang Theory: A verdade por trás da morte da mãe de Howard

Um dos momentos mais tristes de 'The Big Bang Theory' ocorre na oitava temporada, com a morte da Sra. Wolowitz, mãe de Howard

Éric Moreira Publicado em 26/03/2024, às 18h00 - Atualizado em 28/03/2024, às 19h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Howard (Simon Helberg) após descobrir a morte da mãe em 'The Big Bang Theory' - Reprodução/Warner Bros. Television Distribution
Howard (Simon Helberg) após descobrir a morte da mãe em 'The Big Bang Theory' - Reprodução/Warner Bros. Television Distribution

Uma das séries sitcoms mais populares e amadas feitas até hoje foi 'The Big Bang Theory', exibida entre 2007 e 2019, em que acompanhamos um grupo de amigos nerd encarando os dilemas da vida.

Ao longo de suas 12 temporadas, a série já arrancou muitas risadas, com piadas que envolvem, geralmente, um tema científico, físico ou o que muitos preferem, geek. Afinal, além de cientistas renomados e verdadeiros gênios, o grupo principal também é nerd e fã de vídeo-games e quadrinhos.

+ O mistério sobre Penny que ‘The Big Bang Theory’ manteve por anos

O elenco principal de The Big Bang Theory / Crédito: Reprodução/Warner Bros. Television Distribution

Acompanhando o desenvolvimento desses personagens por 12 anos, seria inevitável alguns momentos tristes na série. Dito isso, há um consenso de que um dos episódios mais tristes de 'The Big Bang Theory' é o número 15, da 8ª temporada, chamado 'A Regeneração de Comic Book Store'.

Isso porque foi nesse episódio que o grupo sentiu a morte de uma personagem que, mesmo que nunca tenha aparecido em tela, já arrancou muitas risadas do elenco e do público: a mãe de Howard (interpretado por Simon Helberg).

Um estereótipo agressivo de mãe superprotetora e irritada, ela nunca deu as caras na produção — mas sua emblemática voz (de Carol Ann Susi) deixou sua própria marca.

+ The Big Bang Theory: Por que a mãe de Howard nunca apareceu?

Mas, por que os roteiristas da série decidiram incluir essa morte na trama? A verdade é que isso nunca foi planejado. Os produtores tomaram essa decisão após a própria Carol Ann Susi falecer, em novembro de 2014.

Risadas cegas

A Sra. Wolowitz, como é chamada sempre pelos personagens da série, teve sua primeira "aparição" no episódio 7 da primeira temporada. Ela discutia e gritava de um quarto fora de vista com a então namorada de Howard, Christy (interpretada por Brooke D'Orsay).

Embora a personagem não seja muito convidativa, no fim da 7ª temporada Stuart (Kevin Sussman), o dono da loja de quadrinhos, se muda para sua casa depois que seu empreendimento sofre um incêndio, e ajuda até mesmo a cuidar dela, ao passo que Howard se casa e vai morar com a esposa, Bernadette (Melissa Rauch).

+ Por que Howard de The Big Bang Theory sempre usou distintivos de alien?

Ainda assim, quando a Sra. Wolowitz morreu, todos os membros do grupo lamentaram a ocasião, ao que admitiam que ela ainda havia representado, de alguma forma, uma figura materna para todos eles. 

A morte foi revelada, como já mencionado, no episódio 15 da 8ª temporada. No caso, Howard entra em confusão com Stuart, que pega alguns móveis da casa da mãe de Howard para redecorar a loja de quadrinhos; até que ele recebe uma ligação de sua tia, que conta que a mulher havia falecido.

Carol Ann Susi

Veterana na comédia, Carol Ann Susifaleceu no dia 11 de novembro de 2014, depois de uma intensa baralha contra o câncer. Sua última aparição em 'The Big Bang Theory', no episódio 8 da 8ª temporada, foi gravada apenas cinco dias antes de ela falecer.

Após o óbito, sua voz ainda apareceria em mais uma ocasião em 'The Big Bang Theory', na 11ª temporada, em meio a uma sequência de flashbacks de Howard no episódio 9. 

+ As 5 reviravoltas odiadas na trama de ‘The Big Bang Theory’

Carol Ann Susi em breve participação em 'Grey's Anatomy' / Crédito: Reprodução/Disney–ABC Domestic Television

Porém, a série também a homenageou de duas formas após a morte: no final do episódio 9 da 8ª temporada, lançado logo após a notícia de sua morte, em que aparece a mensagem "Cada vez que você falava, nós ríamos. Você estará em nossos corações para sempre", em memória a Susi. Além disso, uma pequena foto dela também foi adicionada na lateral da geladeira do apartamento de Leonard e Sheldon.