Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Último Ato

Último Ato: Conheça a série que retrata caçada ao assassino de Abraham Lincoln

Nova série da Apple TV+ sobre o assassinato de Abraham Lincoln em 1865 já está disponível e elenco revela detalhes para o site Aventuras na História

Isabelly de Lima Publicado em 26/03/2024, às 15h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de 'Último Ato', série histórica da Apple TV+ - Divulgação / Apple TV+
Imagem de 'Último Ato', série histórica da Apple TV+ - Divulgação / Apple TV+

Em Último Ato, minissérie da Apple TV+, mergulhamos em um dos eventos mais chocantes da história americana: o assassinato do presidente Abraham Lincoln em 1865. A trama se desenrola nos 12 dias subsequentes ao crime, acompanhando a implacável busca por John WilkesBooth, o responsável pela morte de Lincoln.

Edwin Stanton, Secretário de Guerra de Lincoln, assume o papel central na investigação. Consumido pela dor e a necessidade de justiça, ele encabeça a caçada ao assassino. Stanton, interpretado por TobiasMenzies (que viveu o príncipe Philip na segunda fase de "The Crown"), é retratado como um homem implacável, disposto a usar todos os recursos disponíveis para capturar Booth e seus cúmplices.

Cena de Último Ato - Divulgação / Apple TV+

A série tece um retrato intrigante da época, revelando as tensões políticas e sociais que permeavam os Estados Unidos no final da Guerra Civil. A trama se desdobra em ritmo acelerado, alternando entre a investigação liderada por Stanton e a fuga desesperada de Booth, interpretado por Anthony Boyle.

Em uma coletiva de imprensa para a América Latina, o elenco falou sobre a nova produção que é um verdadeiro mergulho na história americana.

Importância histórica

Em uma coletiva ocorrida no início do mês, Tobias Menzie, Lovie Simone, Hamish Linklater e Anthony Boyle conversaram com a mídia sobre seus respectivos papéis.

Menzie, que já está quase acostumado em fazer personagens históricos — tanto pelo papel de príncipe quanto pelo vilão de "Outlander" — contou que esse foi um desafio.

O ator comentou que o personagem “é muito limitado”, principalmente por ter que lidar com seus “próprios demônios”, mas garante que a história de Stanton é empolgante e muito importante para as histórias (real e fictícia). Ele contou que precisou de um coach para treinar o sotaque americano, já que seu inglês britânico se diferenciava muito daquilo que a produção precisava.

Tobias ainda reforçou a importância das produções true-crime e históricas para a conscientização das gerações mais novas sobre o passado de suas nações: “É importante olhar para trás, na História, para tirar novas lições para o futuro”.

Tobias Menzie como o protagonista de 'Último Ato' - Divulgação / Apple TV+

Hamish também completou a fala de Menzie, que, ao ser perguntado sobre a importância de produções desse tipo, respondeu ao Aventuras na História que "se elas são feitas direito, sim. Possuem um peso histórico e; por isso, é importante, para aproximar a realidade das novas gerações, para que possam se apoiar no que é real”.

Mary Simms

Lovie vive a grandiosa Mary Simms, uma jovem costureira de 23 anos que, sem saber, se tornaria uma figura crucial na investigação do assassinato do presidente Abraham Lincoln em 1865. Na noite do crime, Simms se hospedava no Petersen House, o hotel em Washington D.C. onde Lincoln faleceu após ser baleado por John Wilkes Booth.

Simms foi a primeira pessoa a encontrar o presidente ferido após o atentado. Ela o encontrou em seu quarto, deitado em uma cama improvisada, e descreveu a cena em detalhes para os investigadores. Seu relato contribuiu significativamente para a compreensão do que aconteceu naquela noite.

A atriz revelou que antes de ter de vivê-la, nunca tinha ouvido falar de Mary e encarou o papel como um grande desafio, já que ela é muito quieta e Lovie, pelo contrário, é muito comunicativa.

Lovie Simone como Mary Simms (esquerda) em série - Divulgação / Apple TV+

Representatividade

Mary é uma figura (e personagem) negra e, segundo Simone ao comparar as épocas, o jeito que as pessoas veem pessoas pretas não mudou. "Pelo que aprendi e vivi, não mudou muita coisa. O jeito que as pessoas veem os negros é revelador". Ela ainda completa que vibrou pelo fato da série dar mais visibilidade para sua personagem: “Existem tantas vidas e histórias que não são contadas”.

"Último Ato" não se limita a ser uma mera reconstituição histórica. A série explora as motivações por trás do crime, questionando as falhas do sistema de segurança e as conspirações que podem ter cercado o assassinato.

Os primeiros quatro episódios já estão disponíveis na Apple TV+, e os próximos serão disponibilizados na plataforma no próximo dia 29. Confira o trailer: