Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Estados Unidos

As bizarras semelhanças entre Abraham Lincoln e John Kennedy

Abraham Lincoln foi morto em 15 de abril de 1865, há 158 anos, e JFK em 22 de novembro de 1963, ambos por um tiro na cabeça. Mas as coincidências vão muito além disso!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 15/04/2023, às 00h00 - Atualizado em 22/11/2023, às 09h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Abraham Lincoln e John Fitzgerald Kennedy - Getty Images, Wikimedia Commons e reprodução
Abraham Lincoln e John Fitzgerald Kennedy - Getty Images, Wikimedia Commons e reprodução

Havia se passado cerca de meia hora do início da peça Our American cousin ('Nosso Primo Americano'), quando o presidente Abraham Lincoln chegou ao Teatro Ford. Na noite daquele 14 de abril de 1865, o 16º presidente norte-americano estava acompanhado de sua esposa (Mary Todd Lincoln), do major Henry Rathbone e de sua esposa (Clara Harris).

Pouco depois, o ator John Wilkes Booth chegou ao teatro — onde já havia estado cinco vezes naquele dia para sondar o espaço —, entrando pela mesma porta de Lincoln. Após subir ao piso de cima, o mesmo onde o presidente estava, ele apresentou um cartão pessoal para o segurança que ficava na porta do camarote. 

O guarda consultou Abraham e permitiu que Booth entrasse no local. Após atravessar a antessala, Jonh Wilkes encontrou o presidente ao lado de seus convidados concentrados na apresentação. Ele teve liberdade suficiente para empunhar sua pistola Derringer .44 e dar um único tiro na nuca de Lincoln

Fotografia de Abraham Lincoln/ Crédito: Domínio Público

Booth ainda brigou com Rathbone antes de realizar uma fuga cinematográfica — pulando de uma altura de quatro metros para o palco e escapando pela saída dos fundos montado em um cavalo. Segundo a Superinteressante, o homem gritou "Sic semper tyrannis" (‘Assim sempre com os tiranos’, em latim) enquanto fugia do teatro. 

+ A insana fuga do ator John Wilkes Booth após matar o presidente Abraham Lincoln

Embora Lincoln tenha sido socorrido e levado às pressas para receber os cuidados médicos, a bala atirada por Booth se alojou atrás do olho direito do presidente, que morreu no dia seguinte, 15 de abril de 1865.

Lincoln foi o primeiro dos quatro presidentes norte-americanos alvos de tiros enquanto ainda estavam em exercício. Conforme aponta a BBC, após ele, James Garfield morreu em 19 de setembro de 1881 — dois meses após ser baleado. 

O terceiro foi William McKinley, alvejado pelo anarquista Leon Czolgosz em 14 de setembro de 1901, em uma exposição que ocorria na cidade de Buffalo, em Nova York. Ele faleceu dias depois, visto que foi atingido em órgãos vitais. 

O último dessa lista diz respeito a um dos presidentes mais populares e um dos crimes mais controversos da história americana. Em 22 de novembro de 1963, John Fitzgerald Kennedy foi assassinado por Lee Harvey Oswald durante uma visita ao Texas. 

John Fitzgerald Kennedy durante discurso/ Crédito: Domínio Público

Mas as semelhanças entre as mortes de Lincoln e JFK não se resumem apenas à causa da morte. A vida, trajetória e tudo que envolve os assassinatos do 16º e 35º presidentes norte-americanos está cheia de coincidências. 

1. Vida política 

O primeiro fato que logo chama a atenção é que os dois foram eleitos para o Congresso. Abraham Lincoln em 1846 e John Kennedy em exatamente um século depois, em 1946, recorda artigo da Milwaukee Area Technical College. 

Além do mais, Lincoln foi eleito presidente em 1860 e JFK em 1960. Entretanto, importante ressaltar que embora haja a coincidência dos anos, vale lembrar que as eleições federais sempre ocorrem em anos pares — facilitando um pouco nessa aproximação de datas. 

JFK durante compromisso na Casa Branca/ Crédito: Norwegian Digital Learning Arena

Outro ponto que liga a carreira dos dois políticos é que os dois estavam engajados na luta dos direitos civis. Cada qual com seu contexto. Como recorda a USA Today, o debate entre abolicionistas e defensores da escravidão já perdurava mais de século antes de Lincoln ser eleito. 

Em 1854, o Congresso aprovou a Lei Kansas-Nebraska, que concedeu aos colonos o direito de decidir sobre a legalidade da escravatura. Em resposta, os abolicionistas criaram o Partido Republicano, sendo Lincoln, inclusive, o primeiro candidato presidencial bem-sucedido deles. 

Já cinco anos de Kennedy ser eleito, em 1955, o boicote aos ônibus de Montgomery acendeu o Movimento dos Direitos Civis. Importante citar também a importância de Robert Kennedy e Martin Luther King Jr. no período.


2. Dramas pessoais 

Outro ponto que se destaca entre a trajetória de Abraham Lincoln e John Fitzgerald Kennedy enquanto eram presidentes foi a dura fase de perdas pessoais. Afinal, os dois perderam um filho enquanto viviam na Casa Branca. 

Terceiro filho de Abraham e Mary Tood, William Lincoln faleceu em 20 de fevereiro de 1862, quando tinha apenas 11 anos. O jovem ficou muito doente no início do ano com o que era conhecido como febre biliosa — provavelmente febre tifoide causada por sistemas de águas contaminadas. 

Retrato de Mary Todd Lincoln/ Crédito: Domínio Público

Já o casal John e Jacqueline Kennedy viveram um ano dramático em 1963. Meses após a Crise dos Mísseis de Cuba, ocorrida em 1962, o presidente e a primeira dama tiveram que lidar com a morte de Patrick Bouvier Kennedy

+ A maldição dos Kennedy: overdoses, assassinatos e acidentes

Segundo recordam Bill O’Reilly e Martin Dugard em 'Os Últimos Dias de John F. Kennedy', publicado pela L&PM Editores, Patrick faleceu dois dias após vir ao mundo. Prematuro, ele sofreu de síndrome da angústia respiratória do recém-nascido.


3. Detalhes do assassinato 

Embora os dias 15 de abril de 1865 e 22 de novembro de 1963 sejam totalmente diferentes, há uma semelhança entre as datas: ambas caíram numa sexta-feira, aponta o portal Guia dos Curiosos. 

Os dois presidentes também estavam sentados quando foram assassinados, o que contribuiu para eles serem mortos por conta de um tiro no mesmo local: na parte de trás da cabeça. Eles também estavam acompanhados de suas esposas. 

Pontos discordantes nessa questão, porém, diz respeito a arma e distância do tiro. Lincoln foi morto com o tiro à querima roupa por uma pistola Derringer .44; enquanto JFK foi assassinado a vários metros de distância por uma carabina Paraviccini-Carcano M91/38, de fabricação italiana, calibre 6,5 x 52 mm, com mira telescópica. 

JFK no momento em que é atingido por um tiro (cena mostrada no filme JFK - A Pergunta Que Não Quer Calar) / Crédito: Divulgação/ Warner Bros

Mas não podemos deixar de lado que tanto Lincoln quanto Kennedy foram sucedidos por políticos chamados Johnson: Abraham por Andrew Johnson, nascido em 1808; e JFK por Lyndon Johnson, nascido em 1908. 

O USA Today, ajuda a entender esses pontos. O fato dos dois serem sulistas pode até chamar a atenção, mas há uma simples explicação para isso: Abraham Lincoln e John Kennedy eram nortistas, o que significa que eles precisavam escolher vices de regiões diferentes para ampliar sua base de eleitorado

Já a respeito do sobrenome, Jonhson, a etimologia pode explicar isso. Afinal, Jonhson significa, em tradução livre, filho de John, e segundo o portal Ancestry é um dos mais comuns na América.

Por fim, Lincoln, como já dito, foi assassinado enquanto assistia a uma peça no Teatro Ford. Já JFK desfilava em um carro aberto do modelo Lincoln Continental, que era feito pela montadora americana Ford.


4. Detalhes dos assassinos 

Tanto o assassino de Abraham Lincoln quanto de John Kennedy também possuíam suas semelhanças. Afinal, ambos eram conhecidos por seus três nomes que totalizam 15 letras: John Wilkes Booth e Lee Harvey Oswald.

Momento em que Jack Ruby atira em Lee Harvey Oswald / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Os algozes também foram mortos antes de serem julgados. Booth estava preso em um prédio em chamas e foi baleado pelas autoridades após recusar a se render. Já Lee Harvey havia sido detido, mas foi baleado por Jack Ruby enquanto era transportado de prisão dois dias após a morte de JFK.