Imagem da Terra vista da Lua - Getty Images
Ciência

5 coisas absurdas presentes na mente de um terraplanista

Em fevereiro deste ano, um homem morreu tentando provar que a Terra é plana. Mas afinal, o que eles pensam?

Fabio Previdelli Publicado em 05/03/2020, às 10h00

Apesar das inúmeras evidências comprovadas por físicos e cientistas, ainda existe um grupo de pessoas que acredita que a Terra é plana. Segundo eles, tudo não passa de uma conspiração global promovida por governos, agências espaciais e empresas privadas.  

Nos últimos anos, diversos desses grupos se dedicaram com afinco para provar seu ponto de vista. Entretanto, tudo que conseguiram foram breves minutos de atenção. Mas afinal, o que pensam os terraplanistas?

1. Eles acreditam que Marte é redondo

Em novembro de 2017, o fundador da SpaceX, Elon Musk, ironizou em seu twitter: “Por que não existem pessoas que acreditam que Marte é plano?”. Para espanto do filantropo, ele recebeu uma surpreendente resposta de uma comunidade de terraplanistas: “Olá Elon, obrigado pela pergunta. Ao contrário da Terra, observa-se que Marte é redondo”.

Foto de Marte / Crédito: Wikimedia Commons

 

Curiosamente, pouco tempo depois, eles publicaram uma nota em sua página oficial sugerindo que não havia evidências de que Marte fosse plano.


2. Eles planejam viajar até a borda da Terra

A maioria dos terraplanistas acredita que as bordas da Terra são cercadas por longas paredes de gelo, o que seria o motivo para ninguém cair de lá. Sendo assim, eles planejam desde o ano passado uma expedição até a beirada do mundo.

O mais bizarro dessa situação toda é que o grupo pretende fazer todo o trajeto por meio de navegações em cruzeiros. As embarcações são guiadas por GPSs que, por sua vez, se baseiam no fato de que a Terra é redonda. O sistema, inclusive, só funciona por causa do formato esférico de nosso planeta.


3. Para os terraplanistas, eclipses são evidências de que a Terra é plana

Durante um eclipse da Lua, a Terra passa entre o satélite natural e o Sol, o que faz com nosso planeta projete sua sombra na Lua. Esse é um argumento básico e simples que ajudar a entender o formato da Terra.

Afinal, se o planeta fosse plano, cada uma das partes do mundo veria o eclipse ao mesmo tempo — o que não acontece. Porém, os terraplanistas dizem que esse fenômeno só corrobora com as ideias deles.

Totalidade durante o eclipse solar de 1999 / Crédito: Wikimedia Commons

 

Isso porque, eles afirmam que a Lua lançaria uma sombra maior na Terra durante os eclipses solares se o nosso planeta fosse redondo. Isso só seria possível se o Sol fosse muito menor do que é, e bem mais próximo da Lua.

Eles também dizem que a sombra do satélite natural viajaria de leste a oeste, uma vez que a Terra supostamente redonda gira de oeste para leste.


4. O Sol é menor do que pensamos

A Terra experiencia dois equinócios a cada ano: o primeiro em março e o outro em setembro. Nessas datas, o Sol brilha diretamente no Equador, o que faz com que o dia e a noite tenha durações aproximadas.

Esse fenômeno só é possível porque a Terra é redonda e tem inclinação axial. Porém, os terraplanistas não concordam com isso. Eles dizem que os equinócios existem porque o Sol está bem acima da Terra e orbita o Polo Norte — que na verdade é o centro do mundo.


5. Uma pessoa já morreu tentando provar que a Terra é plana

Pode parecer bizarro, mas o caso ocorreu recentemente. Em 22 de fevereiro, o americano Michael Hughes morreu durante um teste de um foguete caseiro construído por ele próprio para tentar provar que a Terra é plana.

Conhecido como Mad Mike, o homem de 64 anos planejava fotografar a superfície da Terra para provar seu ponto de vista. Inicialmente, ele pretendia alcançar a altura de 1,5 quilômetros, mas acabou caindo antes disso.


++ Saiba mais sobre Geografia e sobre o espaço:

Geografia geral e do Brasil, de João Carlos Moreira e Eustáquio de Sene (2018) - https://amzn.to/38hrl8C

Prisioneiros da geografia: 10 mapas que explicam tudo o que você precisa saber sobre política global, de Tim Marshall (2018) - https://amzn.to/2uW7ZYa

Galáxias, de Haroldo de Campos (2004) - https://amzn.to/35WchM1

2001: Uma odisséia no espaço, de Arthur C. Clarke (2015) - https://amzn.to/2uYARPD

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Mundo curiosidades Planeta Terra Terra plana teoria formato superfície

Leia também

Like a Prayer: 4 vezes em que Madonna enfureceu a Igreja Católica


Star Wars: A influência do caso Watergate e do Terceiro Reich na saga


Linha Reta: Existe uma história real por trás do filme?


De Repente 30: Veja como estão as atrizes que interpretaram a protagonista


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Além de Xuxa e Galisteu: Quem foram as namoradas de Ayrton Senna?