A queda do Muro de Berlim - Getty Images
Guerra Fria

Qual o significado da expressão "Cortina de Ferro"

Durante um discurso, Winston Churchill deu vida a frase que marcou a História

Redação Publicado em 05/03/2020, às 09h00 - Atualizado em 10/05/2022, às 17h15

A expressão Cortina de Ferro indica a fronteira que dividiu, a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, a Europa Ocidental do leste europeu, região que era dominada pela União Soviética.

A frase ficou conhecida após um discurso na cidade de Fullton, em Missouri, no ano de 1946, do então primeiro ministro britânico, Winston Churchill.

“De Estetino, no [mar] Báltico, até Trieste, no [mar] Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre o continente. Atrás dessa linha estão todas as capitais dos antigos Estados da Europa Central e Oriental. Varsóvia, Berlim, Praga, Viena, Budapeste, Belgrado, Bucareste e Sófia; todas essas cidades famosas e as populações em torno delas estão no que devo chamar de esfera soviética, e todas estão sujeitas, de uma forma ou de outra, não somente à influência soviética, mas também a fortes, e em certos casos crescentes, medidas de controle emitidas de Moscou”.

Ex-ministro britânico / Crédito: Getty Images

 

A fala é classificada como um marco para o início da Guerra Fria, um período marcado por tensões entre a União Soviética, comunista, e outras potências lideradas pelos Estados Unidos, de economia capitalista. A partir daquele momento, iniciou-se o processo de divisão de duas zonas de influência, caracterizando o mundo bipolarizado.

O primeiro ministro da época fez uma metáfora sobre a influência soviética na região e a separação econômica que existia do leste europeu e da Europa capitalista. Churchill tentou alertar a influência do governo Stalin nos territórios que havia libertado durante a Segunda Guerra Mundial. Entretanto, a metáfora tornou-se real com a construção de um muro protegido pelos soviéticos, conhecido por Muro de Berlim.

No mesmo pronunciamento, ele comentou que era de extrema importância evitar outra catástrofe como o nazifascismo. Em resposta, o líder da União Soviética, Stalin, afirmou que as tropas soviéticas foram as responsáveis pelo fim do regime de extrema direita e que, portanto, a Europa deveria agradecer por tal ato.

O fim da Guerra Fria é lembrado pela queda do Muro de Berlim, em 1989. Dois anos depois, a União Soviética chegou ao fim.


+Saiba mais sobre o tema com as obras abaixo:

A Guerra Fria, John Lewis Gaddis (2007) - https://amzn.to/3cxHABi

Da Guerra Fria à nova ordem mundial, Ricardo de Moura (2003) - https://amzn.to/2vHjwv9

A maldição de Stalin: O projeto de expansão comunista na Segunda Guerra Mundial e seus ecos para além da Guerra Fria,  Robert Gellately (eBook) (2017) - https://amzn.to/2xdLhMp 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Guerra Fria curiosidades cortina de ferro Wisnton Churchill Frase histórica

Leia também

Like a Prayer: 4 vezes em que Madonna enfureceu a Igreja Católica


Star Wars: A influência do caso Watergate e do Terceiro Reich na saga


Linha Reta: Existe uma história real por trás do filme?


De Repente 30: Veja como estão as atrizes que interpretaram a protagonista


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Além de Xuxa e Galisteu: Quem foram as namoradas de Ayrton Senna?