Familiares carregando um ente querido durante o festival - Getty Images
Àfrica

O insólito festival de Madagascar que desenterra cadáveres

Durante o Famadihana, os restos de antigos falecidos são levados para fora de suas criptas em um ambiente de alegria e celebração

Joseane Pereira Publicado em 25/12/2019, às 08h00

De sete em sete anos, os povos de Madagascar realizam um evento curioso: conhecido como Famadihana, o ritual realizado pela etnia Malgaxe tem como objetivo celebrar laços ancestrais de forma alegre e descontraída.

Durante a festa, túmulos familiares são abertos e os cadáveres, envoltos em panos brancos e em seguida carregados acima das cabeças dos participantes. Animais são sacrificados e a carne é distribuída aos convidados. Em seguida, anciãos explicam às crianças a importância do contato com os mortos.

Segundo a crença Malgaxe, até que o cadáver se decomponha por inteiro e restem apenas ossos, os mortos ainda podem se comunicar com os vivos. Portanto, é essencial que a presença deles seja celebrada com muito amor e alegria.

Os familiares durante o festival / Crédito: Getty Images

 

Nos dias atuais a realização do Famadihana acaba custando caro, pois envolve refeições e roupas novas para todos os convidados. As famílias também precisam economizar para a construção do túmulo coletivo, e, caso tenham condições de preparar um festival e não o façam, isso é considerado uma grave violação.

O agricultor de 55 anos Rakotonarivo Henri, que celebra o Famadihana com sua família há anos, costuma dançar com os restos de seu falecido avô. "É bom agradecer aos antepassados em pessoa, porque nós devemos-lhes tudo”, afirma ele. “Estou pedindo uma boa saúde e, claro, se eles poderiam me ajudar a acumular riquezas, o que é muito bom também", afirma Henri com alegria.


+Saiba mais sobre estes povos:

1. Famadihana on Fomalhaut IV (Edição Inglês), de Eric Brown (2015) - https://amzn.to/34RLf7X

2. Totenkult auf Madagaskar (Edição Germânica), de Lotte von Lignau (2004) - https://amzn.to/34TFiay

3. Celebrating Life Customs around the World: From Baby Showers to Funerals (Edição Inglês), de Victoria Williams (2016) - https://amzn.to/34RJg3A

4. Pratiques identitaires à Madagascar: Exemples du fanompoa be (bain de reliques royales) et du famadihana (Edição Francesa), de Elia Béatrice Assoumacou (2019) - https://amzn.to/2MtnYmu

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

História livro ritual celebração obra Madagascar Famadihana festival dos mortos Amazon

Leia também

Like a Prayer: 4 vezes em que Madonna enfureceu a Igreja Católica


Star Wars: A influência do caso Watergate e do Terceiro Reich na saga


Linha Reta: Existe uma história real por trás do filme?


De Repente 30: Veja como estão as atrizes que interpretaram a protagonista


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Além de Xuxa e Galisteu: Quem foram as namoradas de Ayrton Senna?