Mamonas Assassinas - Divulgação
Música

O último show dos Mamonas Assassinas completa 24 anos

Apresentação no estádio Mané Garrincha, em Brasília, foi o palco do último momento de boas recordações da banda — antes de seu trágico fim

Fabio Previdelli Publicado em 01/03/2020, às 10h00

Há 24 anos, o rock brasileiro perdia uma de suas bandas mais inusitadas e alegres: O Mamonas Assassinas. Anteriormente chamados de Utopia, o grupo formado em Guarulhos misturava um rock cômico com o pop e abusava de várias influências dos mais diversos gêneros populares, como o sertanejo, o brega, o forró, entre outros. O único álbum gravado pelos artistas, lançado em julho de 1995, vendeu mais de 3 milhões de cópias.

O sucesso meteórico levou o grupo a tocar nos mais diversos cantos do Brasil — sempre com multidões os acompanhado. Em 2 de março de 1996, Dinho, Bento Hiroto, Júlio Rasec e Sérgio Reoli foram a Brasília para mais uma de suas apresentações. No entanto, as 4.5 mil pessoas que acompanharam o concerto mal sabiam, mas presenciariam aquela que seria a última apresentação dos Mamonas antes do seu trágico fim.

O grupo chegou à capital federal por volta das 18h15, menos de duas horas antes do espetáculo. Sempre alegres, agitaram a multidão ainda fora do estádio Mané Garrincha, que teve suas ruas tomadas por um verdadeiro mar de gente que esperava ansiosamente pelo show.

Os Mamonas Assassinas durante apresentação / Crédito: Wikimedia Commons

 

A irreverência dos artistas no palco alegrou os brasilienses durante uma hora e meia. A apresentação marcava o fim da turnê do primeiro disco da banda, que se apresentou em 200 ocasiões — tendo até 4 shows por dia. De lá, eles voltariam para São Paulo e, depois, partiriam para Portugal, onde iniciariam sua turnê internacional. Entretanto, o voo jamais cumpriria sua primeira viagem.

Por volta das 23h16, o jatinho Learjet acabou colidindo contra a Serra da Cantareira após uma tentativa de arremetida do piloto. Ironicamente, Brasília, considerada o berço do rock and roll, se tornou o sepulcro da última apresentação da banda.


++ Para saber mais sobre os Mamonas Assassinas:

Mamonas Assassinas: blá, blá, blá, a biografia autorizada, de Eduardo Bueno (1996) - https://amzn.to/2wXEQNd

Cheguei bem a tempo de ver o palco desabar: 50 causos e memórias do rock brasileiro, de Ricardo Alexandre (Ebook) - https://amzn.to/3a8kHCi

CD Mamonas Assassinas - https://amzn.to/2I1lSHT

Blu-ray - Mamonas Pra Sempre, de Cláudio Kahns - https://amzn.to/3abLTA8

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Brasília show Rock and Roll Mamonas Assassinas apresentação Brasil acidente

Leia também

Like a Prayer: 4 vezes em que Madonna enfureceu a Igreja Católica


Star Wars: A influência do caso Watergate e do Terceiro Reich na saga


Linha Reta: Existe uma história real por trás do filme?


De Repente 30: Veja como estão as atrizes que interpretaram a protagonista


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Além de Xuxa e Galisteu: Quem foram as namoradas de Ayrton Senna?