Devido às medidas de contenção do Coronavírus, alguns países apresentam melhora na poluição - Pixabay
Pandemia

Auto quarentena imposta pelo coronavírus fez a qualidade do ar melhorar em alguns lugares do mundo

China, Itália e Reino Unido apresentam queda nos níveis de poluição nos últimos dias

Penélope Coelho Publicado em 17/03/2020, às 18h20

A pandemia que envolve o coronavírus já provocou mais de três mil mortes no país em que a doença começou, a China. Não demorou muito para que ele se espalhasse pelo mundo. No Brasil, o vírus já circula entre a população, e segundo o Ministério da Saúde, cuidados básicos para conter a pandemia precisam ser tomados, caso contrário, o número de infectados pode dobrar.

Diversos eventos, shows, palestras e aulas foram adiados, e quem pôde optar por ficar em casa está trabalhando no estilo home office. Com uma quantidade menor de pessoas nas ruas as emissões de gases do efeito estufa e a poluição caíram em alguns países da Europa e Ásia.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a redução no consumo de energia se dá graças à contenção que vem acontecendo devido ao Covid-19, as medidas drásticas de prevenção acabaram contribuindo para a melhoria da qualidade do ar inicialmente na China, seguido pela Itália, e agora Reino Unido.

Em todas as 165 localidades que estão sendo monitoradas pelo Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais, os níveis de poluição do ar são considerados baixos, com menos gente nas ruas, o fluxo de tráfego também é menor.

“Acho que a maioria dos veículos a diesel estão fora das estradas” disse Emanuelle Massetti, especialista em economia da mudança climática da universidade de tecnologia da Georgia, que estudou as políticas climáticas da Itália.

Europa Ásia poluição coronavírus quarentena

Leia também

Reino Unido adiciona novos sintomas da Covid-19 em lista oficial


Infecção e vacina pode gerar ‘superimunidade’, diz estudo


No Brasil, 6 estados e DF apresentam situações críticas nas UTIs


Brasil começa a discutir possibilidade de quarta dose da vacina


Uso de máscara PFF2 ou N95 passa a ser obrigatório no Ceará


Ômicron pode contribuir para que pandemia acabe mais rápido na Europa