Imagem meramente ilustrativa de bandeiras LGBT - Pixabay
Noruega

Governo norueguês pede perdão por criminalização contra homossexuais

Relação entre pessoas da mesma orientação sexual deixou de ser crime no país há 50 anos

Fabio Previdelli Publicado em 20/04/2022, às 13h08 - Atualizado às 14h11

Nesta quarta-feira, 20, o governo da Noruega emitiu um pedido oficial de desculpas à comunidade gay do paí,  pelo período em que a relação entre pessoas da mesma orientação sexual era considerada um ato criminoso. 

Quero, em nome do governo norueguês, pedir perdão, porque as pessoas homossexuais foram tratadas como criminosas e perseguidas pelas autoridades", disse Jonas Gahr Støre, primeiro-ministro trabalhista norueguês. 

A declaração foi feita à véspera do 50º aniversário da descriminalização da homossexualidade no país. "A lei tinha um valor simbólico importante, já que os homossexuais estavam expostos a múltiplas condenações, discriminação, calúnia e chantagem”, disse o governo em um comunicado oficial. 

"Criminalizar e perseguir as pessoas por suas vidas pessoais, tratá-las medicamente, estando em boa saúde, e privá-las de oportunidades profissionais são violações graves dos nossos valores", termina o texto. 

Homossexualidade como crime

Conforme aponta a AFP, dados do governo norueguês apontam que, entre 1902 e 1950, 119 homens foram condenados por manterem relações com seus pares. A homossexualidade era considerada crime do Código Penal até 21 de abril de 1972. 

A relação entre pessoas do mesmo gênero poderia ser condenada com a prisão, além de contribuir para o aumento da estigmatização da prática.

Apesar do avanço feito na Noruega, 69 países ainda condenação esse tipo de relação, o que pode levar os envolvidos a enfrentarem até mesmo a pena de morte em 11 deles, aponta relatório de 2020 da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexuais (ILGA).

Europa homossexualidade notícias Noruega pedido de desculpas Descriminalização LGBTQIA+

Leia também

Site permite conhecer maravilhas do Egito Antigo virtualmente


O alimento proibido por Elvis Presley em sua mansão: 'Não gostava do cheiro'


Oppenheimer: Por que o filme não mostra Hiroshima e Nagasaki?


Relembre a múmia que teve uma morte trágica no Egito Antigo


Veja receitas deixadas por nomes famosos da História


Oppenheimer: 5 coisas que você deveria saber sobre o físico