Soldados em Nagorno-Karabakh - Getty Images
Política

Acordo entre Armênia, Azerbaijão e Rússia pode encerrar conflito militar em Nagorno-Karabakh

O primeiro-ministro da armênia anunciou um acordo entre os três países nesta terça-feira, 10, que poderá solucionar o conflito

Giovanna Gomes Publicado em 10/11/2020, às 11h06

Nesta terça-feira, 10, o primeiro-ministro armênio Nikol Pashinyan anunciou em suas redes sociais um acordo entre a Armênia, o Azerbaijão e a Rússia. A decisão tem como objetivo solucionar o conflito existente na região de Nagorno-Karabakh, que há mais de um mês vem causando mortes.

A afirmação foi confirmada pelo Kremlin e também pelo presidente do Azerbaijão Ilham Aliyev. Segundo declarou em uma reunião online com o presidente russo Vladimir Putin, "a assinatura do documento trilateral será um ponto crucial na resolução do conflito".

Além dele, o líder da região de Nagorno Karabakh, Arayik Harutyunyan, se manifestou publicamente dizendo que o pacto seria necessário "para encerrar a guerra assim que possível".

Havia o temor de que a guerra tomasse maiores proporções com a Turquia apoiando o Azerbaijão e com a Rússia em defesa da Armênia, já que possuem um pacto de defesa. O anúncio do acordo vem como uma esperança para as pessoas que vivem na região, a qual vem sofrendo com a violência nas últimas seis semanas. 

guerra Rússia conflito acordo Nagorno-Karabakh

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada