Submarino nazista U-199 na Segunda Guerra Mundial - Divulgação/Youtube/área militar
Brasil

Alemanha poderá ser julgada por naufrágio de pesqueiro brasileiro durante a Segunda Guerra

A decisão do STF acontece 78 anos depois do ocorrido

Luíza Feniar Migliosi sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 03/09/2021, às 11h07

O navio Changri-Lá foi naufragado por um submarino nazista no litoral de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, em 1943. Desde então, as famílias das vítimas buscam justiça. Agora, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Alemanha poderá ser julgada no Brasil por ter afundado a embarcação, de acordo com O Globo.

A ação, que requer reparação por danos morais e materiais, foi ajuizada por ele em 2006, mas, a imunidade de jurisprudência da Alemanha era um impedimento. Há pouco, a maioria dos ministros do STF deu provimento ao recurso extraordinário para anular a sentença que determinava o processo sem resolução de mérito.

“Os pescadores do Changri-Lá foram covardemente assassinados enquanto trabalhavam buscando o sustento de suas famílias e isso não podia ficar sem uma resposta por conta de uma possível imunidade de jurisdição”, afirmou Luiz Roberto Leven Siano, advogado que representou os cinco parentes das vítimas que iniciaram o pedido.

A decisão é inédita por defender os direitos humanos violados por outro Estado.  “Da minha parte, vejo como um marco histórico no Direito Internacional Brasileiro e, especialmente, no tocante a proteção internacional dos direitos humanos”, disse Siano.

De acordo com a Justiça Federal, as pesquisas feitas pelo historiador Elísio Gomes Filho confirmaram que o naufrágio, visto como mistério até 1999, aconteceu devido um ataque da Alemanha. Depois de estudar as coordenadas descritas no diário de bordo do U-199, maior submarino usado pelas forças armadas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, Gomes Filho concluiu as pesquisas.

Pouco tempo depois do naufrágio do Changri-Lá, o submarino U-199 abatido pela marinha brasileira em conjunto com a estadunidense. O capitão Hans Werner Krauss confessou que um navio foi afundado e, em 2001, o Tribunal Marítimo identificou que seria o Changri-Lá.

Brasil Segunda Guerra Mundial Alemanha Nazistas Changri-Lá Submarino U-199

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada