A apresentação que causou polêmica - Divulgação/vídeo/Youtube/The Tonight Show Starring Jimmy Fallon
Personagem

Após dançarino ser acusado de fazer blackface em apresentação, Camila Cabello se pronuncia

A artista usou as redes sociais para explicar a situação, que gerou críticas de internautas

Redação Publicado em 24/07/2021, às 20h16 - Atualizado às 20h28

Sensação entre os jovens ao redor do mundo, a atriz e cantora Camila Cabello foi alvo de críticas neste sábado, 24. A artista cubana, que englobou o grupo musical Fifth Harmony, teve que se explicar após internautas notarem um detalhe insólito durante uma apresentação de sua nova música 'Don't Go Yet', lançada recentemente.

Acontece que durante a exibição que buscava demonstrar a cultura de seu país, um dançarino aparece com o corpo e rosto pintado. Branco, imagens compartilhadas mostram que a sua pele teve a cor alterada após o procedimento realizado para a apresentação exibida nos EUA.

Como consequência, usuários do Twitter apontaram que o ato lembra o tétrico ‘blackface’, muito comum nos EUA por volta de 1830, especificamente em Nova York. Na época, artistas negros eram cruelmente humilhados no 'entretenimento', marcado por piadas negativas. Durante esse processo, o artista branco tinha a pele escurecida para viver personagens negros, uma prática racista.

'É sério que a equipe da Camila Cabello achou que seria ok fazer blackface numa performance? Meu Deus, 0 noção meus amigos', publicou um internauta em sua conta no Twitter. 'Camila Cabello tentando hitar usando os estereótipos latinos que os americanos criaram e de quebra ainda tem blackface na performance televisionada', disse outro. 

racist rehab didn’t work... https://t.co/pzh5iPwqUv pic.twitter.com/xH798rupqL

— fake georgia (@lemonadenormani) July 24, 2021

Camila se pronuncia

Cabello usou sua conta oficial no Twitter para se pronunciar. Ela explica que a intenção era que o dançarino se tornasse 'um homem branco com um terrível bronzeamento artificial laranja'.

@Camila_Cabello pic.twitter.com/qARokq0qj7

— camila (@Camila_Cabello) July 24, 2021

"Nós, propositalmente, tentamos reunir um grupo multicultural de performers, a expectativa não era que todos na performance precisassem ser latinos. Então, a questão não era tentar fazer com que todos parecessem latinos também", disse a cantora para os usuários das redes sociais. "O objetivo era tentar fazer com que cada pessoa parecesse um personagem dos anos 1980, assim como no vídeo, incluindo um cara branco um péssimo bronzeamento artificial laranja”.

Alguns dos próprios fãs de Camila não gostaram muito da resposta dada pela cantora. 

Reconhecemos a gravidade da situação e o quão foi ofensivo. Ficamos muito chateados com o posicionamento da Camila e esperávamos que fosse diferente. Nós não concordamos e nem compactuamos com este tipo de atitude. Portanto, ficaremos sem atualizações por enquanto.

Equipe CCBR

— Camila Cabello Brasil (@CamilaCabelloBR) July 24, 2021

vcs estão certíssimos, portal
sou fã dela desde quase o início do fifth harmony, mas essa atitude me decepcionou completamente, não tem como passar pano pra isso :(

— 𝒄𝒂𝒓𝒐𝒍𝒊𝒏𝒂📚 (@stylinsonworthy) July 24, 2021

vcs estão certíssimos ccbr, fico muito feliz com essa posicionamento. indepente do quão importante ela é pra nós, tem coisas que não podemos relevar.

— NICKY (@nicolasduarteeg) July 24, 2021
negros racismo EUA luta resistência blackface camila cabello

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!