O fosso fenício descoberto na Espanha - Divulgação - Universidad de Alicante
Arqueologia

Arqueólogos descobrem fosso fenício do século 9 a.C. na Espanha

De acordo com os pesquisadores, ele servia como uma ação defensiva para a proteção do assentamento durante um período de conflitos

Isabela Barreiros Publicado em 12/12/2020, às 11h00

Escavações na província de Alicante, na Espanha, revelaram a existência de um antigo fosso, que acredita-se datar do século 9 a.C. Segundo os pesquisadores, trata-se de uma obra feita pelos fenícios, que tem três metros de profundidade e mais de oito metros de largura.

A descoberta demonstra as medidas de proteção tomadas pelos habitantes do local para a proteção do assentamento, pois os arqueólogos acreditam que o fosso em si foi uma ação defensiva colocada em prática pelos colonos fenícios. Isso evidencia também o período de conflitos vividos na região entre os séculos 8 e 9 a.C. 

Os especialistas perceberam também que o fosso foi construído à mão por operários contratados para realizar o serviço. Eles chegaram nessa conclusão ao observarem marcas de mãos e dos cinzéis usados pelos trabalhadores durante as obras. 

Além do fosso, foi identificado ainda uma oficina metalúrgica na região. Ela era muito grande e era composta por uma bancada de trabalho, fornos, forjas e ferramentas de fundição. Os pesquisadores sugerem que o local foi usado entre 700 e 650 a.C.

Sobre arqueologia

Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história. 

Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas.  

Europa História arqueologia Espanha escavação notícia foço fenício

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada