Imagens de opala, pedra preciosa encontrada em Marte - Reprodução / Vídeo / G1
Pedra

Astromóvel da NASA descobre pedra presente em somente dois locais da Terra

Caso seja moída ou submetida ao calor, a pedra pode liberar sua água

Redação Publicado em 13/01/2023, às 16h38

O astromóvel Curiosity descobriu uma pedra preciosa, a opala, durante sua missão em Marte. Essa pedra só é encontrada em dois lugares aqui na Terra, e um deles é o Piauí. A descoberta foi divulgada em artigo científico publicado no fim de dezembro.

A pedra preciosa encontrada pela NASA pode representar vantagens em futuras investidas humanas no planeta, como informado pelo G1. Isso devido ao fato de que ela é composta em parte por H2O, e pode, se moída e submetida ao calor, liberar sua água.

Encontrada em dois locais na Terra

A pedra opala pode ser encontrada na Austrália e na cidade de Pedro II, cerca de 260 km ao norte de Teresina, no Piauí. Neste local, somente 10% da opala foi explorada, de acordo com pesquisadores.

Em Pedro II, a primeira opala foi descoberta em 1969. O pedregulho luminoso foi avistado por um agricultor que estava colhendo mandioca e ele levou o achado para Teresina, onde teve a confirmação de que se tratava de uma pedra preciosa.

Período de garimpo

A extração da pedra, que não é facilmente encontrada, apesar de sua abundância, só é realizada no período de seca, devido ao fato de que as chuvas dificultam o garimpo. Há relatos de garimpeiros que passaram até mesmo um ano sem encontrá-la.

Os habitantes do local viram o potencial econômico da pedra e passaram a apostar no setor de joalheria, com isso, iniciou-se um mercado de confecção de joias de opala em Pedro II.

Nasa Marte pedra Pedro II Piauí Opala Curiosity

Leia também

Quase 40 pessoas são mortas por homens armados na Nigéria


Em entrevista, papa Francisco diz que homossexualidade é ‘condição humana’


Novo estudo confirma teoria de Einstein sobre buracos negros


Bebê Rena: Martha da vida real também perseguiu político com e-mails


Após infecção de 30 mil pessoas, premier do Reino Unido pede desculpas


Vídeo publicado por Trump menciona 'Reich unificado' caso seja reeleito