Rocío San Miguel em entrevista - Divulgação/ Youtube/ EVTV Miami
Venezuela

Ativista opositora de Maduro passa 100 horas incomunicável após prisão

Após ser presa na Venezuela na última sexta-feira, 9, Rocío San Miguel já está há mais de 100 horas incomunicável, conforme denunciaram seus advogados

Redação Publicado em 14/02/2024, às 09h56

Rocío San Miguel é uma ativista política e opositora de Nicolás Maduro, atual presidente da Venezuela, que foi presa na última sexta-feira, 9, no principal aeroporto do país, enquanto se preparava para embarcar em um voo internacional. 

Segundo repercutido pelo UOL, a mulher de 57 anos foi detida pelas autoridades venezuelanas sob suspeita de conspirar "contra a vida do chefe de Estado e de outros funcionários de alto escalão", de acordo com Tarek William Saab, procurador-geral da Venezuela. Como consequência, ela será acusada de "terrorismo" e "traição à pátria". 

Desaparecimento

Desde então, porém, San Miguel se encontra incomunicável. Conforme denunciado pelos seus advogados, a família e os amigos da mulher já não têm informações sobre ela há mais de 100 horas.

Outro detalhe de relevância é que cinco parentes da ativista também desapareceram neste meio tempo. Os desdobramentos foram descritos como "um padrão claro de desaparecimento forçado" pelo time de defesa. 

Entre as pessoas ligadas a Rocío San Miguel cujo paradeiro é desconhecido estão seu ex-marido, a filha (que foi quem inicialmente reportou a prisão da mãe ao restante da família), assim como dois irmãos da opositora de Maduro

Mundo Venezuela notícias prisão Maduro opositora Rocío San Miguel

Leia também

Planos de motociclistas para assassinar Mick Jagger são revelados em série


Operação da PF retira 2 mil armas de aeroporto alagado no Rio Grande do Sul


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Segundo estudo, mudança climática tornou chuvas no RS mais intensas


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alabama marca execução com gás nitrogênio de condenado que sobreviveu à execução