J.K. Rowling, em 2017 - Getty Images
Europa

Autora de Harry Potter disponibiliza R$ 6,6 milhões de sua fortuna para crise na Ucrânia

J.K. Rowling afirmou que igualará o valor caso atinja o mesmo número em doações para as crianças do país invadido

Wallacy Ferrari Publicado em 07/03/2022, às 12h16

A escritora britânica J.K. Rowling, conhecida mundialmente pela autoria da franquia de livros Harry Potter, disponibilizou uma parte de sua fortuna por uma troca com seus seguidores no Twitter; ela promete igualar as doações para crianças bloqueadas em orfanatos da Ucrânia em até um milhão de libras (cerca de 6,6 milhões de reais).

O pedido é feito por intermédio da Fundação Lumos, cofundada por ela em 2005 e que hoje concentra esforços para arrecadação de itens de higiene, material médico e alimentação para afetados pela crise humanitária que os ucranianos atravessam após a conturbada intervenção militar russa.

Eu pessoalmente igualarei as doações a este apelo, até £ 1 milhão. Muito obrigado a todos que já doaram, vocês estão possibilitando a @lumos a fazer um trabalho crucial para algumas das crianças mais vulneráveis ​​da Ucrânia”, escreveu a autora no microblog.

Ao ser indagada por usuários da rede social, Rowling acrescentou nas respostas que, em outras épocas, a Lumos já ajudou crianças de outros países em crise. Atualmente, o número de crianças que vivem em instituições como internatos e orfanatos chega a quase 100 mil, se acordo com a fundação.

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada