Imagens de golpistas terroristas invadindo o Planalto - Reprodução / Vídeo
Terrorismo

Autoridades de segurança foram alertadas sobre terrorismo pela Abin

Abin alertou as autoridades de segurança do Distrito Federal antes dos bolsonaristas se deslocarem até a Esplanada dos Ministérios

Redação Publicado em 09/01/2023, às 16h04

As autoridades locais de segurança do Distrito Federal foram alertadas pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre o fato de que bolsonaristas incitavam a invasão e depredação de prédios públicos. A Abin alertou as autoridades entre 9h e 10h do último domingo, 8.

Os alertas da Abin foram realizados pouco antes dos terroristas bolsonaristas se deslocarem até a Esplanada dos Ministérios, por volta das 14h, segundo informações do g1. Eles, escoltados pela Polícia Militar do Distrito Federal, caminharam do acampamento desde o Quartel-General do Exército até o Congresso Nacional.

Mesmo a Abin sendo subordinada ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), dirigentes da Polícia Federal insistem em retirar o órgão da alçada desse órgão, por suspeitar de um alinhamento dos servidores com o bolsonarismo.

Invasão

Os golpistas bolsonaristas derrubaram as grades de contenção e invadiram a rampa do Congresso, pouco antes das 15h. Já às 15h45, eles chegaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) e depredaram obras de artes e objetos históricos, quebraram vidraças e móveis, além de rasgarem documentos. A polícia tentou dispersá-los, apenas a partir das 17h, com jatos d'água

terroristas golpistas Distrito Federal bolsonaristas Abin

Leia também

Ex-funcionário de banco é condenado a devolver R$ 1,7 milhão que havia desviado


Nasa divulga imagen da explosão solar que causou aurora boreal


RS: Nível do Guaíba volta a subir após menor medição em oito dias


Em regime aberto, Alexandre Nardoni quer trabalhar na empresa do pai em SP


Por dentro da 'Caverna da Morte', que mata tudo que entra nela


Jornalista presa por denunciar Covid em Wuhan deverá ser solta após quatro anos